Se o boletim do seu filho tem sido motivo de preocupação, talvez esteja na hora de estimular o desempenho escolar de uma maneira mais assertiva.
E se por um lado isso envolve acompanhar cada passo dessa jornada de estudos, algumas técnicas prometem fazer toda a diferença no desempenho escolar da criança.
Foi por esse motivo, portanto, que elencamos as 5 melhores dicas para te ajudar nesse processo. Continue a leitura!
Como melhorar o desempenho escolar do meu filho?
Incentivar o interesse, melhorar a produtividade e promover hábitos saudáveis são alguns dos pilares para um bom desempenho escolar infantil.
Dito isso, as dicas a seguir são validadas por especialistas na área da pedagogia e serão extremamente úteis na hora de acompanhar a criança em cada etapa:
1. O interesse dos pais melhora o desempenho escolar da criança
E a dica que abre a nossa lista não poderia ser diferente, já que é preciso antes de tudo mostrar à criança que você tem interesse em levar o seu desempenho escolar ao próximo nível.
Isso envolve, por exemplo, mostrar positividade e afeto ao ajudar na lição de casa: a ideia é que a criança se sinta mais confortável, motivada e segura ao estudar.
Além disso, fazer elogios e celebrar as conquistas traz a sensação de alegria e recompensa, prevenindo crenças como “isso é muito difícil” ou “não sou bom o suficiente”.
2. Pais bem-informados, filhos com bom desempenho escolar
Sempre que possível, verifique a programação de aulas, os materiais e as avaliações da escola: isso te dará uma boa noção de como melhorar o desempenho escolar do seu filho.
Além disso, participar das reuniões de pais e conversar com os professores pode ser uma maneira de descobrir novos meios de contribuir com os estudos.
3. Um bom desempenho escolar é fruto de muita organização
A falta de um ambiente harmônico e silencioso pode contribuir para um desempenho escolar cada vez menor, e não é à toa que a organização é tão importante.
Mas para além do espaço de estudo, também é preciso separar um horário e um período fixo para resolver a lição de casa, já que a criança tende a se entediar com facilidade.
No caso das crianças hiperativas, a dica fica por conta dos intervalos, que podem ser programados para uma menor dispersão e maior aproveitamento do tempo.
4. Hábitos saudáveis são decisivos para um bom rendimento na escola
Não sei se você sabe, mas a capacidade de raciocínio, aprendizado e concentração melhora com uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais.
Mas para além das refeições balanceadas, a prática diária de atividade física também é altamente recomendada pela Organização Mundial de Saúde se tratando de crianças.
Além disso, a exposição excessiva às telas também merece muito cuidado nos dias de hoje, já que a consequente desmotivação e falta de foco também podem prejudicar o aprendizado.
Por fim, também vale citar a importância de exercitar o cérebro através de hobbies como fazer aula de canto, jogar xadrez, tocar um instrumento ou praticar dança.
No artigo Efeitos da Música no Cérebro: 5 informações que te deixarão de queixo caído!, explicamos um pouco mais sobre como melhorar a cognição infantil com a ajuda da música!
5. Procure ajuda profissional
Se você possui dificuldade em encontrar uma resolução para o baixo desempenho escolar, o acompanhamento profissional pode ser o que seu filho precisa.
Além da assistência psiquiátrica, a intervenção neuropsicológica tem se mostrado promissora na identificação e tratamento das dificuldades patológicas por trás do baixo aprendizado.
Viu como é possível melhorar o desempenho escolar do seu filho com algumas práticas simples?
Sem dúvidas, a presença dos pais é fundamental quando o objetivo é estimular o desenvolvimento do intelecto e do aprendizado. Se você gostou desse artigo, compartilhe!