Fortemente consolidado em diversas instituições de ensino, o construtivismo na educação infantil é um dos métodos onde a criança é protagonista do processo de ensino aprendizagem.
Insatisfeitos com o método tradicional, muitos pais enxergam a metodologia construtivista como uma alternativa mais lúdica e adaptada às necessidades de cada criança: sem dúvida, um excelente critério para escolher a melhor escola para o seu filho.
Nesse post, vamos abordar em que consiste o construtivismo na educação infantil, quais os benefícios e como o diferenciar dos outros métodos. Seja bem-vindo!
Construtivismo na educação infantil: o que é?
Partindo do princípio de que a criança aprende por meio da interação com o meio, o construtivismo na educação infantil estimula a interação dos pequenos com o meio e os colegas.
A diferença para o método tradicional é que a criança está no centro do processo de ensino, sendo mais que um mero repositório dos conteúdos: o aluno participa ativamente da construção do conhecimento, sendo estimulado e orientado pelo professor.
Já as avaliações apresentam caráter diagnóstico e não punitivo, visando identificar as lacunas de aprendizado e traçar estratégias para a consolidação do conhecimento.
Princípios do construtivismo na educação infantil
Alguns princípios básicos precisam ser considerados no que se refere ao construtivismo na educação infantil:
- O aluno está no centro do construtivismo na educação infantil, tendo o professor como fonte de estímulo ao interesse e à participação ativa dos alunos: por isso, diz-se que a convivência entre ambas as partes não é estritamente hierárquica, mas horizontal
- As aulas são mais dinâmicas e atrativas que no método tradicional: baseando-se na experimentação, formulação e verificação de hipóteses, o intuito é oferecer um aprendizado mais lúdico e eficaz
- Os diferentes níveis de aprendizado de cada criança também devem ser levados em conta, não abrindo espaço a comparações: cada aluno tem sua própria evolução e essa individualidade deve ser respeitada
- O conhecimento de mundo que os pequenos trazem para o processo deve ser valorizado, pois é a partir da sua realidade que os seus interesses se apresentam: isso permite que as atividades sejam pensadas a partir dos gostos e inclinações de cada aluno
Quais os benefícios do construtivismo na educação infantil?
São vários os benefícios do construtivismo na educação infantil:
- Desenvolvimento da autonomia, senso crítico e resolução de problemas
- Amadurecimento da responsabilidade, permitindo uma participação mais ativa na escola e na rotina familiar
- Maior desempenho escolar
- Melhores índices de socialização na infância
- Redução dos sintomas de irritabilidade, ansiedade e desobediência infantil
Além do construtivismo na educação infantil, quais são os outros métodos de ensino?
Agora que você já sabe o que propõe o construtivismo na educação infantil, chegou a hora de conhecer outros métodos igualmente relevantes, que obtiveram êxito como modelos alternativos ao tradicional:
- Método Montessoriano – desenvolver a autonomia é o intuito dessa proposta, onde o professor é responsável por instigar a curiosidade e orientar o aprendizado autônomo: para a italiana Maria Montessori, a aprendizagem ativa e baseada na experimentação é mais eficiente
- Pedagogia da autonomia – desenvolvida pelo educador Paulo Freire, trata-se de uma abordagem focada em amadurecer a independência, a tomada de decisões e (principalmente!) a consciência social: segundo o patrono da educação brasileira, as escolas devem agir como ferramentas de transformação na comunidade
- Método Waldorf – o foco dessa proposta é oferecer uma educação holística que abrange o desenvolvimento físico, intelectual, espiritual e artístico: a arte na primeira infância tem papel de destaque no desenvolvimento da criatividade infantil, além das habilidades de comunicação e pensamento crítico
- Metodologia Suzuki – criada pelo violinista, filósofo e educador japonês Shinichi Suzuki (1898-1998), o Método Suzuki é referência mundial em aulas de música infantil, desenvolvendo do zero o talento musical que permite o domínio até mesmo dos instrumentos considerados “difíceis”.
A aprendizagem ativa, a socialização e a prática da vontade disciplinada são pilares desse método que mudou para sempre a história da educação: mais que músicos de alto nível, os alunos Suzuki cultivam valores humanos para toda a vida!
Agora que você aprendeu sobre o construtivismo na educação infantil e outros métodos alternativos ao tradicional, a melhor escolha é aquela que está mais alinhada aos seus princípios e valores familiares.
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