“Como motivar meu filho a estudar música?”. Se você já se fez essa pergunta, saiba que não está sozinho: afinal, incentivar crianças e adolescentes a manter a constância pode ser um desafio em alguns casos.
E a verdade é que desde as atividades lúdicas até a própria escolha do instrumento, os princípios da Filosofia Suzuki são de grande ajuda nesse processo: neste guia prático, vamos te contar como esses fundamentos podem ser aproveitados para cultivar o interesse e a dedicação no estudo musical.
Então se a sua dúvida é o “como motivar o meu filho a estudar música?”, você vai descobrir de que forma é possível incorporar os elementos lúdicos, técnicos e emocionais na construção de um ambiente propício ao desenvolvimento artístico. Vamos em frente!
Como motivar o meu filho a estudar música? 5 insights valiosos para aplicar hoje mesmo!
Seja pelas intercorrências da rotina ou pelas limitações do método de ensino, descobrir o “como motivar o meu filho a estudar música” pode ser um importante desafio no início, mas está longe de ser uma missão impossível.
“Qualquer criança pode se desenvolver: tudo depende de como você a estimula”
Dr. Shinichi Suzuki (1898 – 1998)
E foi com o objetivo de provar essa afirmação que o educador e filósofo Shinichi Suzuki desenvolveu a metodologia Suzuki, altamente difundida pelos milhares de instrumentistas que iniciaram sua formação desde a primeira infância, incluindo até mesmo alguns dos músicos mais famosos da atualidade.
Quer saber mais?
Neste guia prático, você ficará por dentro de 5 recomendações para motivar crianças e adolescentes no processo de aprender um instrumento musical, utilizando os fundamentos da Filosofia Suzuki para uma jornada inspiradora e gratificante.
1. “Como motivar o meu filho a estudar música?”. Descubra os seus interesses musicais!
Se a dúvida é o “como motivar o meu filho a estudar música?”, começamos essa lista com uma característica fundamental do método Suzuki: o foco nas habilidades e preferências individuais de cada criança, inclusive na hora de escolher um instrumento musical.
Dito isso, a dica é conversar com o seu filho sobre os seus gostos, artistas favoritos e gêneros que despertam entusiasmo: isso garantirá que o aprendizado comece com uma base sólida de interesse pessoal (na dúvida, os professores Suzuki podem ajudar – e muito! – nessa decisão).
2. “Como motivar o meu filho a estudar?”. Traga a prática para a rotina
Estabeleça horários regulares na rotina familiar para a prática diária, incorporando-a de maneira leve e natural ao cotidiano (criar um ambiente agradável e acolhedor também faz toda a diferença, e aqui vale à pena equipar o espaço com materiais de estudo e inspiração visual).
Ao trazer a prática à rotina e acompanhar a criança nesse processo, o estudo musical se transforma em uma atividade esperada, perde a conotação de obrigação e ganha o status de um compromisso prazeroso.
“Pratique tantas vezes quanto você toma café da manhã”
Shinichi Suzuki
3. Incentive o progresso gradual
A Filosofia Suzuki entende que cada avanço, por menor que seja, merece reconhecimento: por isso, comemore as pequenas conquistas e incentive o senso de realização através de pequenas metas pequenas e mensuráveis.
Mais que isso: em vez de focar apenas nos resultados finais, busque destacar a importância do esforço, da persistência e da melhoria contínua, estimulando o senso de realização, a conexão com a música e o desejo de atingir objetivos cada vez mais desafiadores.
4. Deixe a criatividade fluir
Para manter o interesse e tornar o aprendizado musical mais envolvente, não tenha medo de encorajar a criatividade infantil: além das lições formais, reservar um tempo para a experimentação, improvisação e até mesmo composição não apenas nutre a expressão individual, mas também torna o estudo muito mais divertido.
5. Busque a conexão com a comunidade musical
Incentive a participação em grupos musicais locais, como bandas escolares, coros ou orquestras juvenis: a interação com outros jovens músicos não apenas cria um senso de comunidade, mas também inspira o apreço musical e fortalece o compromisso com o estudo da música.
6. A importância da gestão do tempo
Adolescentes em idade Universitária podem sentir dificuldade em conciliar o estudo da música com a preparação para os vestibulares: aqui a recomendação é adaptar repertórios mais leves em períodos intensos, encarando a música não como distração, mas como um complemento para enfrentar os desafios com mais vitalidade e foco.
Outra dica é estabelecer metas realistas e horários específicos para a prática musical, aproveitando as pausas para soltar o talento e a criatividade (converse com o seu professor para estabelecer o melhor programa de treinos!).
Além de resolver o “como motivar o meu filho a estudar música?”, o método Suzuki se destaca ao desenvolver o apreço duradouro e o vínculo com a prática musical. Acesse a página da Escola de Música Suzuki e saiba mais!