Ter uma rotina familiar é mais que uma maneira de organizar o dia: afinal, é ela quem nos permite ter aquele espacinho na agenda para dedicar totalmente aos nossos filhos.
E não é à toa que isso fortalece tanto a união e o convívio com a criançada, garantindo que cada um estará ali pelo outro não só hora da diversão, mas também na hora da necessidade.
Quer entender como isso funciona, quais são as vantagens e como criar a sua rotina familiar do zero? Então siga com a gente que vamos te ajudar!
Rotina familiar: por que precisamos de uma?
Como o nome sugere, a rotina familiar organiza a agenda de pais e filhos, estabelecendo horários para refeições, trabalho, estudo e, é claro, momentos de pura diversão.
E muitas são as vantagens para a criança: além de garantir que os pais estarão presentes, ela terá a segurança de saber como será o seu dia e como se comportar, proporcionando segurança.
Sem uma rotina, a vida familiar fica vulnerável aos imprevistos, estresse, conflitos e falta de tempo livre, que derivam da desorganização e prejudicam a aproximação entre pais e filhos.
Como ter uma boa rotina familiar?
Mas e na prática? Como montar uma rotina familiar que organiza o dia a dia e permite ter tempo de qualidade com os filhos? Quais as melhores opções de atividades em família?
Para responder essas dúvidas, confira as dicas a seguir e saiba como trazer mais união, estabilidade e qualidade no convívio diário:
- De início, é importante marcar na rotina familiar ao menos um horário na semana para curtir a família, e a dica é jamais abandonar essa atividade, sabe por quê?
Porque sem essa disciplina, organização e cuidado, a tendência é que nos deixemos levar pelas demandas diárias, tornando escassos esses momentos de descanso, lazer e afeto.
Não sabe qual a programação do próximo fim de semana? Confira essas sugestões para se inspirar:
- Visitar o cinema ou fazer uma sessão de filmes em casa
- Ensinar o seu filho a tocar violão
- Programar uma viagem ou passeio em família
- Uma leitura infantil guiada pelos pais
- Fazer sobremesas na cozinha
- Fazer brincadeiras ao ar livre com a família
- Visitar o museu da sua cidade
- Montar uma gincana
- E muito mais…
- Tenha na rotina familiar no mínimo uma refeição para juntar todo mundo e colocar o papo em dia: uma dica é o jantar, quando as tarefas estão concluídas, sobrando tempo para ficar à vontade.
Esse também é o momento de lançar aquela pergunta estratégica – “como foi o dia?” – e ouvir a criança contar histórias, narrar experiências e compartilhar a sua visão de mundo.
- Nada melhor que ter um hobby em família na rotina familiar: afinal, a presença e o apoio dos pais criam um ambiente de aprendizado mais leve, produtivo e afetuoso para os pequenos.
E mais: na metodologia de ensino Suzuki, esse é considerado um dos fatores que permitem a conquista da excelência musical ainda na infância.
Não é à toa que os cursos de musicalização infantil, instrumentos e aulas de canto para crianças contam com a participação ativa dos pais em parceria com os professores.
- Crianças também precisam aprender a consolidar hábitos para ter saúde e disposição: isso vale para a rotina do sono, refeições, lições de casa e até mesmo a brincadeira.
O segredo é ter horários para tudo que for rotina, e você verá que a criança assim a criança se sente mais segura, responsável e com tempo livre para descontrair à vontade!
Ações como visitar o lar de idosos e separar brinquedos para a doação também combinam com uma boa rotina familiar e contribuem para a construção de valores humanos desde a infância.
Agora você já sabe tudo que precisa para montar uma rotina familiar que permita ter momentos de descontração com os pequenos e, é claro, suprir as suas necessidades. Gostou desse artigo? Então compartilhe com os seus amigos e fique ligado nos nossos posts semanais. Um abraço e até logo