A importância dos pais na educação dos filhos: por que a sua participação é fundamental no método Suzuki?

A importância dos pais na educação dos filhos já é inquestionável desde o nascimento, a partir do qual as relações familiares são a primeira e maior influência na construção da personalidade e no desenvolvimento do intelecto.

E por mais que essa formação seja complementada por educadores a partir da idade escolar, a influência da família não perde em importância: como dizia o lendário educador Shinichi Suzuki, “o destino de uma criança está nas mãos de seus pais”.

Dito isso, o poder de uma boa relação família-escola no desenvolvimento da criança é legitimado pela importância dos pais na educação dos filhos, sendo inclusive um fator fundamental na escolha das melhores instituições de ensino.

Qual a importância dos pais na educação dos filhos? (O que toda escola deveria saber…)

Tão inquestionável quanto a importância dos pais na educação dos filhos é a necessidade de um bom relacionamento entre escola e família, indispensável para que a criança se desenvolva e melhore o desempenho escolar.

Em outras palavras, toda instituição de ensino deve estimular articulação das vivências familiares em ambiente escolar, potencializando o processo de aprendizagem através da participação dos pais.

A família, por outro lado, deve estar aberta a essa mútua colaboração, seja acompanhando a evolução dos pequenos em casa ou participando ativamente das atividades propostas pela escola.

E se você tem se sentido à margem da realidade educacional do seu filho, seja nas aulas de música infantil, na escola ou nos cursos de esportes, as dicas a seguir te ajudarão a se fazer mais presente:

• Conheça a estrutura da escola: antes de matricular o seu filho, faça uma visita para verificar não só os recursos pedagógicos, mas também a existência de um espaço atrativo à criança no processo de aprendizagem.
  • Conheça a proposta pedagógica: o processo de ensino e aprendizado deve promover a interação social, a autonomia, o desenvolvimento do intelecto e do senso crítico.

Além disso, vale observar a concordância da metodologia de ensino com os valores familiares: afinal, é importante garantir que família e escola “falem a mesma língua”, evitando opiniões conflituosas que acabam confundindo os pequenos.

• Converse com a equipe pedagógica: ao manter diálogo com a coordenação e professores, os pais podem verificar não apenas o desempenho da criança, mas também o seu relacionamento com colegas e adultos.
  • Participe das reuniões de pais: além de permitir que você conheça o trabalho desenvolvido com as crianças, essa é uma maneira de conversar com os professores e identificar soluções para dificuldades de aprendizado, socialização e controle emocional.

Essa também pode ser a sua oportunidade de fazer questionamentos, propor melhorias e sanar algumas dúvidas com as quais todos nós podemos nos deparar em algum momento.

• Acompanhe de perto as atividades: supervisionar as tarefas e, na medida do necessário, ajudar na lição de casa é uma maneira de garantir e ficar por dentro do desempenho do seu filho.

Caso notem que a criança está com dificuldade em acompanhar o programa de ensino, os pais podem – e devem! – solicitar uma reunião com os professores para juntos, buscarem a melhor solução.

A importância dos pais na educação dos filhos segundo o Método Suzuki

Mundialmente conhecido por ensinar crianças de até 6 anos até mesmo com os instrumentos mais complexos, o Metodologia Suzuki consiste no legado de uma das mais revolucionárias figuras da história da música.

Nascido no Japão, oDr. Shinichi Suzuki (1898-1998) propunha uma filosofia de ensino musical inspirada na língua materna: da mesma forma que todos conseguimos aprender o nosso idioma quando crianças, a conquista do talento musical também pode ser desenvolvida do zero!

Dito isso, o resultado não poderia ser diferente: hoje, milhares de crianças no mundo já atingiram a excelência musical e levam para a vida adulta os valores aprendidos com a Filosofia Suzuki.

E um dos segredos para o seu sucesso é, sem dúvidas, a reinvenção da relação entre educadores e pais, sabe por quê?

Porque a participação ativa da família durante as aulas é uma peça-chave para a otimizar o aprendizado e o bem-estar infantil, como dizia Suzuki: “uma quantidade ilimitada de habilidade pode se desenvolver quando pais e filhos estão se divertindo juntos”.

Agora você já sabe qual a importância dos pais na educação dos filhos e como acompanhar a evolução da criança em todas as esferas do ensino e aprendizado.

Dito isso, o que você está esperando para conhecer a Escola de Música Suzuki? Com mais de 30 anos trazendo para o Brasil o que há de melhor no Método Suzuki, estamos à disposição para marcar a sua aula experimental clicando no link. Até logo!!