Métodos de ensino

As top 6 maiores metodologias de ensino na educação infantil (e por que o método Suzuki é uma das mais diferenciadas!)

Poucas coisas são tão importantes quanto proporcionar uma boa educação para os nossos filhos, mas você já sabe quais são as melhores metodologias de ensino na educação infantil?

Com propostas inovadoras e pautadas na neurociência da aprendizagem, os métodos que apresentaremos a seguir se destacam na medida em que se diferenciam do sistema tradicional, sabe por quê?

Porque se muitas crianças se veem entediadas e desmotivadas com as aulas excessivamente expositivas, os demais modelos de ensino infantil conseguem quebrar essas barreiras e proporcionam resultados surpreendentes.

Dito isso, mostraremos neste post as 6 maiores e mais reverenciadas metodologias de ensino na educação infantil. Vamos nessa?

Método construtivista: um pioneiro entre as maiores metodologias de ensino na educação infantil

Uma das mais respeitadas metodologias de ensino na educação infantil, o método construtivista se fundamenta nas ideias do psicólogo Jean Piaget, proporcionando uma educação mais completa e “fora da caixa”.

Algumas das suas características incluem:

• Salas com menos alunos e organizadas em círculo
  • Papel do professor na mediação e incentivo à participação ativa
  • Acompanhamento constante do desempenho, considerando as particularidades de cada criança

Design thinking: o poder do pensamento criativo para as metodologias de ensino na educação infantil

Uma das metodologias de ensino infantil que mais trabalham a criatividade, o design thinking desenvolve no ambiente escolar a capacidade de propor diversas soluções para todo tipo de problema.

Entre os seus princípios, destacam-se o trabalho em equipe, a multidisciplinaridade e o constante uso de representações gráficas visando melhorar o desempenho escolar por meio de um aprendizado mais assertivo.

Método How-to-Live: ensinando a viver com equilíbrio e propósito

Conhecido por aplicar as práticas de meditação, ioga, contato com a natureza e alimentação saudável, o método How-to-Live visa estimular uma rotina mais equilibrada, plena e saudável.

Criado pelo indiano Paramahansa Yogananda, o sistema se baseia também na cultura da paz, trabalho em equipe e construção dos valores humanos: sem dúvidas, uma das mais promissoras metodologias de ensino infantil nos dias de hoje!

Metodologia de ensino Suzuki: transforme o seu filho em um grande músico

Imagina poder acompanhar o seu filho até que ele esteja pronto para se apresentar nos palcos e – é claro! – encher os seus olhos de emoção: entre as maiores metodologias de ensino infantil, o Método Suzuki é o que permite isso.

E não importa o instrumento:

Seja ele o violino, o piano, o violoncelo ou até mesmo o contrabaixo acústico: qualquer um pode ser manuseado com precisão ainda na infância, graças ao método do japonês Shinichi Suzuki.

Conhecida por quebrar a crença de que apenas crianças “superdotadas” conseguiriam desenvolver o talento musical, a Filosofia Suzuki está aqui para provar que – sim! – toda criança é capaz de desenvolver o talento musical.

Gamificação: quem disse que os jogos ficam de fora do aprendizado?

Acabou o tempo onde videogames eram um empecilho ao estudo: isso porque os jogos, se aplicados estrategicamente como metodologia de ensino, podem tornar o aprendizado extremamente divertido e prazeroso!

Aliada à tendência conhecida como E-Learning, a gamificação também aumenta o poder de raciocínio, a motivação e o pensamento crítico, estimulados pela participação ativa em atividades que turbinam o aprendizado.

Sala de aula invertida: formando crianças autodidatas

Nessa metodologia conhecida por ensinar desde cedo como estudar de maneira autônoma, as aulas são ministradas depois que as crianças possuem um contato prévio com a matéria.

Além de conferir um maior enfoque nas demandas individuais de cada criança, o método tem respaldo na neurociência, segundo a qual o estudo autônomo potencializa a formação de conexões nervosas que turbinam a aprendizagem.

Você acabou de conhecer algumas das 6 mais reverenciadas metodologias de ensino na educação infantil, e acredite: optar por sistemas “fora da caixa” pode ser um dos passos mais importantes no desenvolvimento do seu filho.

Quais dos itens acima mais lhe saltaram aos olhos?