Blog

Como tocar violoncelo? 3 dicas para crianças e adultos!

Se você já se perguntou como tocar violoncelo, esse post é para você!

Muito reconhecido pelo seu apelo emocional, o instrumento também chamado de “cello” se destaca pela capacidade de cobrir toda a extensão de vozes masculinas e boa parte das femininas, além de esbanjar a maior extensão de dinâmicas na família das cordas.

Isso sem falar na versatilidade proporcionada pela extensão de alturas sonoras, que lhe permite executar desde os tons mais agudos até os mais graves, marcando presença nos quartetos de cordas e orquestras sinfônicas pela capacidade de cobrir várias extensões da voz humana.

E você? Tem o desejo de aprender esse instrumento?

Então continue a leitura e fique por dentro dessas 3 dicas que a Escola de Música Suzuki separou para te ajudar: seja bem-vindo e vamos em frente!

Como tocar violoncelo? 3 dicas que transformam qualquer um num violoncelista de destaque!

Antes de ensinar como tocar violoncelo, vale voltar um passo para definir em que consiste esse instrumento criado na Itália do século XVI, cujo som é extraído das suas 4 cordas por meio da fricção com um arco de crinas.

Diferenciando dos demais instrumentos de corda por ser tocado verticalmente entre os joelhos, o violoncelo é um instrumento muito cativante e possui fama merecida, não à toa sendo escolhido como o hobby da personagem Wandinha, na série homônima que marcou a história da Netflix em 2022.

Para você ter uma ideia, a atriz Jenna Ortega, intérprete da protagonista, aprendeu a tocá-lo para seu trabalho na série e afirma, em entrevista ao WIRED, que essa foi uma experiência bastante especial:

“Na verdade, aprendi a tocar violoncelo para Wandinha. Comecei a aprender violoncelo cerca de dois meses antes de começarmos a filmar. Provavelmente não poderia tocar tão bem agora porque tenho estado muito tempo fora de casa trabalhando, mas é algo que quero continuar aprendendo. Tenho imenso respeito por qualquer um que toque violoncelo, acho que é um instrumento encantador.”

Dito isso, as dicas a seguir eram o que estava faltando para quem já se apaixonou por esse belo instrumento e não vê a hora de aprender a tocá-lo:

  1. Como tocar violoncelo? Persistência é fundamental

Persistência e constância são elementos indispensáveis para alcançar qualquer objetivo na vida, e na hora de aprender como tocar violoncelo não é diferente. Sabe o que isso significa?

Significa que pular etapas não é aconselhável: você pode até conseguir tocar algumas músicas mesmo deixando de lado o aprimoramento de uma técnica específica, mas certamente isto fará falta adiante.

Além disso, é preciso uma boa dose de paciência para praticar todos os dias sem se deixar ficar desmotivado pelas frustrações: continue seguindo em frente sem jamais desistir, e certamente o resultado será positivo!

  1. Treinar a percepção musical é saber como tocar violoncelo

Muito útil na hora de saber como tocar violoncelo, uma boa percepção musical consiste na capacidade de identificar os sons e, a partir deles, conseguir compor, entender partituras, tocar “de ouvido” e realizar improvisações.

Essa capacidade é resultado de muita prática, e uma forma de treinar o seu ouvido musical é ouvir música atentamente, reparando e memorizando os elementos sonoros até conseguir identificá-los sem o apoio da partitura.

Exercitando todos os dias, você estará desenvolvendo a sua percepção musical e logo vai começar a sentir o avanço em suas performances no violoncelo!

  1. Conte com o apoio de especialistas na hora de tocar violoncelo

A tentativa de dominar um instrumento por conta própria pode fazer com que a desmotivação leve à desistência: é comum, por exemplo, conseguir de início tocar algumas músicas e logo desanimar na presença dos primeiros obstáculos.

Triste, não acha?

Mas a boa notícia é que não precisa ser assim quando escolhemos uma boa escola de música: além de contar com professores experientes, trata-se de uma excelente oportunidade para manter a motivação à medida que compartilha com os colegas os seus avanços e dificuldades.

Chegamos ao final do post e esperamos que você tenha entendido o passo a passo para potencializar a sua evolução e aprender como tocar violoncelo com sucesso.
Com o suporte adequado e a persistência para seguir em frente, é impossível não se tornar um excelente músico até mesmo na infância. Para saber mais, confira nosso post completo sobre a idade ideal pra aprender um instrumento e porque quanto antes, melhor!

Então continue a leitura e fique por dentro dessas 3 dicas que a Escola de Música Suzuki separou para te ajudar: seja bem-vindo e vamos em frente!

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!