Qual o instrumento de corda mais fácil de tocar? 5 opções para o seu filho conhecer!

Se alguma vez você já se perguntou qual o instrumento de corda mais fácil de tocar, é possível que esteja à procura da melhor opção para o seu filho, não é mesmo?

Afinal, é comum que os pais priorizem alguns instrumentos considerados mais “simples” quando o assunto é introduzir a criança ao mundo da música, mas na prática essa resposta não é tão exata e vamos explicar o porquê.

Ao final dessa leitura, você terá em mãos algumas dicas preciosas para saber qual o instrumento de corda mais fácil de tocar em cada caso, além de 6 exemplos da família de cordas que vale à pena ter em mente na hora da escolha. Continue a leitura e saiba mais!

Qual o instrumento de corda mais fácil de tocar? É possível descobrir?

A verdade é que saber qual o instrumento de corda mais fácil de tocar é algo extremamente relativo, e não é à toa: afinal, cada instrumento possui peculiaridades que vão desde as questões de articulação e coordenação motora até as complexidades de cada repertório.

Mesmo na família das cordas, isso fica claro nas diferenças entre os mecanismos para tocar o violino, o violoncelo e as cordas percutidas, por exemplo!

Essas características, por sua vez, podem ser mais ou menos desafiadoras a depender das habilidades e preferências de cada músico, e é por esse motivo que as respostas para essa pergunta variam caso a caso.

Como escolher o instrumento de corda mais fácil para o meu filho tocar?

Quando a criança de 0 a 6 anos ainda não desenvolveu suas habilidades musicais, identificar qual o instrumento de corda mais fácil de tocar pode ser um desafio e tanto, já que a maior parte das funções cognitivas ainda não estão plenamente desenvolvidas.

Por outro lado, verdade seja dita: a grande capacidade de adquirir novos conhecimentos e formar novas conexões neurais na infância faz com que os pequenos sejam capazes de dominar qualquer instrumento – isto é, desde que se use a metodologia de ensino adequada.

Qualquer criança que seja devidamente treinada pode desenvolver a capacidade musical, assim como todas as crianças desenvolvem a capacidade de falar sua língua materna. O potencial de cada criança é ilimitado.”

Dr. Shinichi Suzuki

No caso dos pequenos, portanto, a escolha do melhor instrumento de cordas ou até mesmo de sopro ou percussão vai depender não necessariamente da complexidade dos instrumentos em si, mas dos gostos e inclinações de cada criança.

Em outras palavras: aprender um instrumento alinhado às preferências individuais é importante, e uma metodologia capaz de estimular o interesse e a superação das dificuldades é o que tornará a dinâmica muito mais divertida, fluida e, é claro, eficiente!

No artigo Como escolher um instrumento para o seu filho? 5 dicas para tomar a decisão certeira!, ensinamos algumas dicas para descobrir qual instrumento será o “queridinho” do seu filho, com ênfase no poder da musicalização infantil nesse processo.

5 instrumentos da família de cordas para você ficar de olho

Se à família das cordas já está no top das opções preferidas do seu pequeno, separamos a seguir algumas possibilidades que se destacam no universo da música clássica, das orquestras e dos gêneros populares:

• Violino- geralmente com um timbre brilhante e agudo, funciona a partir da fricção com o arco e faz muito sucesso principalmente na orquestra
  • Contrabaixo- esse aqui, por outro lado, se destaca na com os sons mais graves da orquestra e é geralmente tocado no jazz, no soul e no folk a partir do pizzicato (quando suas cordas são dedilhadas)
  • Violoncelo- sua extensão de notas é de chamar atenção, sem falar que o som é um dos que mais se assemelham à voz humana, trazendo composições próprias que encantam qualquer um!

—> Qual a diferença entre violoncelo e contrabaixo acústico? Saiba como decidir qual o melhor pra seu filho

• Violão- além de ser o instrumentos de cordas mais conhecido, é o que mais está presente na música popular e funciona a partir do momento em que as cordas são dedilhadas
  • Piano- por incrível que pareça, esse é considerado um instrumento de cordas percutidas: a cada vez que apertamos uma das teclas, o som é emitido a partir da percussão da corda por um pequeno martelo.

Nesse artigo, explicamos os critérios a serem avaliados ao escolher um instrumento para a criança, partindo de uma reflexão sobre aquela clássica pergunta “qual o instrumento de corda mais fácil de tocar?”. Compartilhe com os seus amigos se você gostou da leitura e até mais!