Instrumentos de corda, sopro e percussão: aprenda a diferenciar de uma vez por todas!

Você está pensando em colocar o seu filho em uma escola de música, mas na hora de escolher uma modalidade acabou se deparando com esses tais instrumentos de corda, sopro e percussão: e aí, você sabe dizer quais são as diferenças entre eles??

Nesse artigo, vamos te explicar do básico o que você precisa entender sobre essas categorias e como seus subgrupos divergem no funcionamento, na maneira de tocar e no som produzido.

Assim vai ficar fácil saber como diferenciar e como escolher entre os instrumentos de corda, sopro e percussão. Vamos em frente?!

Instrumentos de corda, sopro e percussão: qual a diferença básica?

Também conhecidas como famílias instrumentais, as categorias de instrumentos de corda, sopro e percussão agrupam representantes com características em comum e são a base para a divisão da orquestra nos 4 naipes: cordas, madeiras, metais e percussão.

Na prática, esses naipes orquestrais são categorias que organizam a orquestra na plataforma de concerto de acordo com as peculiaridades acústicas de cada família: instrumentos do mesmo naipe são colocados juntos visando uma combinação harmônica entre os diferentes sons e timbres.

A seguir, vamos explicar em que consistem essas categorias e quais são os principais instrumentos de cada uma:

1. Instrumentos de corda

Entre os instrumentos de corda, sopro e percussão, a primeira categoria da nossa lista funciona a partir da vibração de cordas estendidas e da amplificação do som na caixa acústica, sem falar que pode ser dividida em 3 subgrupos:

• Cordas friccionadas: correspondem a mais da metade dos músicos da orquestra e produzem o som a partir da fricção das cordas com o arco, tendo como representantes o violino, o violoncelo, o contrabaixo e a viola.

Apesar da forte presença na música erudita, as cordas friccionadas não deixam de marcar presença na música popular, aparecendo nas composições mais inesquecíveis de gêneros que vão desde o jazz, o blues e o folk até o mpb e o rock!

—> Qual a diferença entre violoncelo e contrabaixo acústico? Saiba como decidir o melhor para seu filho

Violino

Viola

Violoncelo

Contrabaixo acústico

• Cordas pinçadas: correspondem ao violão, guitarra, viola caipira, cavaquinho, contrabaixo elétrico, banjo americano/brasileiro, ukelele, bandolim e mandolin. Nesses instrumentos, o som é emitido quando as cordas são dedilhadas/pinçadas com os dedos ou palhetas.
  • Cordas percutidas: muitos não sabem, mas é aqui que entra, por exemplo, o piano.

Sim! Isso mesmo que você leu: o piano é um instrumento de cordas porque o simples ato de pressionar o teclado faz com que pequenos martelos no seu interior vibrem as cordas produzindo sons. Por essa você não esperava, certo?!

Também podemos citar nessa categoria o berimbau: instrumento que comanda as rodas de capoeira e possui uma única corda percutida por uma vara!

1. Instrumentos de sopro

Na sequência, os instrumentos de sopro produzem som a partir dos sopros dos instrumentistas e a consequente vibração do ar no interior do tubo, cuja temperatura e comprimento acaba definindo a altura da onda sonora.

Essas variáveis são facilmente reguladas pela abertura e fechamento dos orifícios em sua extensão, mas o timbre varia conforme os instrumentos, que estão divididos em dois naipes na orquestra:

• Metais: trompas, trompetes, trombones, tuba

Trombone

• Madeiras: flautas, clarinetas, oboés, saxofone, fagotes

Flauta doce

Saxofone

1. Percussão

Historicamente usados em cerimônias, danças e comunicação de guerra, os instrumentos de percussão também marcam presença na orquestra e na música popular, podendo ser classificados em:

• Instrumentos de altura definida: as notas possuem altura definida e isso permite tocar melodias. É o caso do xilofone, vibrafone, carrilhão, tímpanos, celesta, glockenspiel
  • Instrumentos de altura indefinida: produzem apenas ritmos, já que os sons não possuem altura definida. Aqui entra o pandeiro, o triângulo, a caixa clara ou tenor, o bombo e o tantã

E aí, gostou de conhecer os instrumentos de corda, sopro e percussão?

Então não perca tempo: acesse o artigo Como escolher um instrumento para o seu filho? 5 ideias para tomar a decisão certeira! e saiba mais!