Com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação, o protagonismo na educação infantil se tornou uma forte tendência nas instituições de ensino.
Através das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e do incentivo ao desenvolvimento de cada criança, a ideia é que os pequenos sejam protagonistas da própria educação, sem deixar de contar com os professores e pais.
E tamanha é a importância do protagonismo da educação infantil que dedicamos esse post à definição, características e benefícios dessa tendência que chegou para ficar. Siga em frente e saiba mais!
Em que consiste o protagonismo na educação infantil e qual a sua importância?
Com a democratização e a acessibilidade do conhecimento, não há dúvidas que até mesmo as crianças são capazes de prosperar na busca ativa e voluntária pelo próprio aprendizado, mas o que isso tem a ver com o protagonismo na educação infantil?
A resposta é: tudo!
Ao reconhecer a importância da aprendizagem ativa, aceitar o protagonismo da criança é também respeitar os seus interesses, inclinações e diferentes tipos de inteligência, substituindo a rigidez do ensino tradicional por metodologias que estimulam a proatividade, a criatividade e a autonomia.
Quer saber como?
Então vamos tomar como exemplo o Método Suzuki, filosofia japonesa que revolucionou o ensino da música ao provar a máxima do seu criador Shinichi Suzuki(1898-1998): “a capacidade musical não é um talento inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida”.
Assumindo a função de mediador entre o aluno e o conhecimento, o objetivo do professor Suzuki não é uniformizar o aprendizado, mas garantir que ele seja conquistado no tempo de cada criança, respeitando as particularidades que a tornam única e estimulando a autonomia no aprendizado.
Quais os benefícios do protagonismo na educação infantil?
Extrapolando os muros escolares, os benefícios do protagonismo na educação infantil vão desde o aprendizado livre de pressões até a formação de indivíduos mais preparados para os desafios da vida.
Confira abaixo algumas dessas vantagens:
- Desenvolvimento da empatia e senso de coletividade é resultado do protagonismo na educação infantil – compreender que vivemos em uma sociedade e há regras a serem seguidas é muito importante na formação da consciência social, incluindo a tolerância, o respeito às diferenças e o desejo de fazer o bem.
Já dizia Shinichi Suzuki que “se um músico quiser se tornar um artista mais fino, ele deve primeiro se tornar um pessoa mais fina”, e não é à toa que o desenvolvimento da inteligência e preocupação social é um pilar tão importante na Filosofia Suzuki.
Ao mostrar que cada criança é única e merece ter suas necessidades consideradas, os alunos Suzuki são levados a concluir que os seus colegas também têm o mesmo direito, e os resultados vão desde os excelentes níveis de socialização infantil até o poder comunicativo acima da média.
- Construção da inteligência emocional – além da resiliência, proatividade e respeito às diferenças, a criança ganha confiança e autoestima na medida que suas necessidades e anseios são acolhidos pelos professores Suzuki.
E a relação do amadurecimento das emoções com o amadurecimento musical não poderia ser mais esplêndida, sabe por quê?
Porque entendemos que a música é a “linguagem do coração em palavras”, e não é à toa que desenvolver a capacidade contemplativa, o autoconhecimento e a sensibilidade às nuances musicais permitirá ao seu filho emocionar plateias com o violino, o piano ou até mesmo a própria voz.
- Desenvolvimento da autonomia – o resultado do estímulo à proatividade são crianças mais seguras e determinadas, e essa é a beleza do protagonismo na educação infantil: quando as crianças são protagonistas do próprio aprendizado, elas se tornam também protagonistas da própria vida
- Maior estímulo cognitivo – na medida que é instigada a solucionar os desafios inerentes à aprendizagem ativa, a criança desenvolve mais intensamente o raciocínio lógico e a atenção plena, contribuindo para o desempenho escolar e as conquistas na vida adulta.
Chegamos ao final do post e esperamos que tenha ficado clara a importância do protagonismo na educação infantil.
Para saber mais sobre a Filosofia Suzuki, acesse a página da Escola de Música Suzuki e aproveite para agendar sua aula experimental. Corre lá!