6 benefícios da música na infância que você (provavelmente!) não conhecia

Não é segredo que a música tem o poder de divertir, educar e transmitir as mais belas emoções, mas alguma vez você já se perguntou quais são os benefícios da música na infância?

Pois saiba que o hábito de ouvir e, principalmente, aprender a tocar um instrumento podem ser decisivos não só para o talento musical, mas também para o caráter, a coordenação motora, o intelecto e até mesmo a saúde mental na infância.

Admita: por essa você não esperava, certo?!

Então siga com a gente para aprender quais são e como aproveitar os 6 maiores benefícios da música na infância. Seja bem-vindo e boa leitura!

Benefícios da música na infância

Desde os efeitos neurocognitivos da música até os aprendizados que envolvem a prática de um instrumento, os benefícios da música na infância não poderiam ser maiores:

• Equilíbrio e maturidade emocional – a capacidade de gerenciar as próprias emoções é um dos grandes benefícios da música na infância: ela reduz a ansiedade infantil, alivia o estresse e melhora o humor, apresentando ótimos impactos na saúde mental e no bem-estar dos pequenos.
  • Socialização – o ensino coletivo de instrumentos musicais e a música de câmara permitem que a criança desenvolva as suas habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe: um dos principais benefícios da música na infância!
  • Melhora as habilidades motoras – o movimento associado à música também desenvolve a coordenação e o equilíbrio, além de melhorar a força e a resistência física. Sem dúvidas, aprender um instrumento, fazer aulas de canto e dançar são atividades excelentes para a coordenação motora ampla e fina.
  • Impulso criativo – a música é uma forma de expressão artística que permite ao pequeno explorar a sua imaginação: além de criar as suas próprias melodias, arranjos e letras, a criança ainda encontra na música um estímulo às áreas do cérebro responsáveis pela criatividade infantil.
  • Rendimento nos estudos – o estímulo à concentração, à memória de curto prazo e ao raciocínio lógico também já foi comprovado como efeito da música no cérebro, principalmente em crianças de até 6 anos.

E olha que legal: uma vez fortalecidas as sinapses que comandam as habilidades matemáticas, o pensamento crítico e a resolução de problemas, o desempenho escolar tende a crescer em resposta às aulas de música infantil. Não é mesmo incrível?!

Maximize os benefícios da música na infância com a metodologia Suzuki

Criada no século XX pelo violinista Shinichi Suzuki, o famoso método da “Educação do Talento” se baseia no princípio de que todas as crianças podem aprender música, desde que ensinadas apropriadamente e incentivadas desde cedo.

Em outras palavras, o método Suzuki é conhecido por sua abordagem gradual e progressiva, onde as crianças começam a aprender um instrumento desde muito cedo: o objetivo é desenvolver o talento de forma natural e orgânica, estimulando a criatividade e expressão musical de cada criança.

Ficou curioso para saber como isso tudo funciona?

Então aí vão algumas das principais características para ter em mente sobre a metodologia Suzuki:

• Iniciação precoce à música – uma das principais características do método é o início precoce do aprendizado musical, que pode começar a partir dos 3 anos ou, no programa de musicalização infantil, desde a gestação.

Isso se deve principalmente à neuroplasticidade nos primeiros anos de vida, que tende a diminuir após a primeira infância: aproveitando o potencial das crianças pequenas, é possível estimular a formação de circuitos que facilitarão a aprendizagem musical por toda a vida.

• Aprendizagem auditiva – Outro aspecto de grande importância na metodologia Suzuki é a prática do ouvido musical, onde a criança é constantemente estimulada a se familiarizar com o repertório antes de reproduzi-lo.

O resultado dessa prática é o desenvolvimento de uma sensibilidade, memória e percepção auditiva acima da média, permitindo o domínio de instrumentos como o violino, o violoncelo e o piano sem depender de partituras.

• Aulas em grupo – complementando as aulas individuais, o ensino coletivo ajuda a socialização na infância e o desenvolvimento do senso colaborativo entre os alunos Suzuki.

Além disso, a presença dos pais nas aulas é incentivada como ferramenta de estímulo e encorajamento, permitindo inclusive que eles possam auxiliar na prática em casa.

• Técnica gradual – o Método Suzuki segue uma abordagem progressiva para o ensino da técnica musical, começando com exercícios básicos e aumentando gradualmente a complexidade. Isso ajuda a desenvolver a habilidade, a confiança e a precisão no manuseio do instrumento.
  • Valorização do talento individual – por último, o Método Suzuki valoriza o talento individual de cada criança, buscando desenvolver a musicalidade e a criatividade de forma personalizada e adaptada às inclinações de cada aluno.

Chegamos ao final do post e esperamos que tenha compreendido os benefícios da música na infância e como eles podem ser atingidos através do método apropriado. Saiba mais sobre a Filosofia Suzuki clicando no link!