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Ensino coletivo de instrumentos musicais: Inteligência emocional e socialização são algumas vantagens!

Muitos não sabem, mas o ensino coletivo de instrumentos musicais é um elemento indispensável do método Suzuki: e não é por acaso!

Afinal, imagina que complicado seria, para o seu filho, aprender todos os conceitos, técnicas e talentos apenas com as aulas individuais: o tédio e a desmotivação logo se tornariam um obstáculo, não acha?

E é nesse sentido que as aulas coletivas emergem como um momento de descanso, brincadeira e espontaneidade que não deixa de trabalhar habilidades fundamentais da técnica musical.

Quer entender como isso funciona?

Então siga com a gente para entender, de uma vez por todas, a importância do ensino coletivo de instrumentos musicais na metodologia Suzuki e quais as suas vantagens. Seja bem-vindo!

Como funciona o ensino coletivo de instrumentos musicais?

A filosofia Suzuki compreende o aprendizado musical em 3 instâncias obrigatórias e interdependentes: as aulas individuais, a prática em casa e o ensino coletivo de instrumentos musicais nas aulas em grupo.

Mas você sabe o que torna cada um desses tipos de instrução tão importantes?

Então comecemos pelo aprendizado em casa, onde o pequeno deve receber o estímulo para consolidar os aprendizados por meio da prática (e acredite: para a criança, nada melhor que a sensação de poder executar sua nova habilidade a qualquer hora e em qualquer lugar!).

As aulas individuais, por sua vez, focam em resolver as dificuldades específicas de cada aluno: com a ajuda de especialistas credenciados pela Suzuki Association of the Americas, a criança é capaz de aprimorar sua técnica e garantir sua constante evolução, inclusive se nivelando com os demais colegas.

Mas você deve estar se perguntando onde o ensino coletivo de instrumentos musicais entra nessa história, correto?

Pois saiba que o trabalho em equipe e a inteligência social garantem a eficiência de inúmeras práticas no método Suzuki: por isso, a aula coletiva é o momento ideal para aprender novos conceitos, revisar os conhecimentos prévios e socializar o aprendizado.

Além disso, é nesse espaço de cooperação e acolhimento que os alunos Suzuki ganham sentido comunitário e desenvolvem valores humanos como a empatia, o altruísmo e o respeito.

Mas quais são as vantagens do ensino coletivo de instrumentos musicais?

Como músicos e como seres humanos, nossos filhos têm muito a ganhar com o ensino coletivo de instrumentos musicais:

  1. O ensino coletivo de instrumentos musicais é mais espontâneo e lúdico

Exercícios como as escalas harmonizadas, os arpejos em cânone e tocar diferentes oitavas são mais divertidos com o ensino coletivo de instrumentos musicais: quando se toca em conjunto, uma simples aula se torna uma festa!

Além de ativar o sistema de recompensa na medida em que se faz novas amizades, é nesse momento que a criança desenvolve uma habilidade fundamental de todo bom músico: a capacidade de se comunicar, trabalhar em grupo e ser uma boa liderança.

  1. Interação entre as famílias no ensino coletivo de instrumentos musicais

No ensino coletivo de instrumentos musicais, a presença dos pais é estimulada pelo método Suzuki como fonte de apoio emocional, acolhimento e incentivo, então se engana quem pensa que somente a socialização na infância é estimulada.

Na verdade, trata-se também de uma oportunidade para que as famílias Suzuki se ajudem mutuamente, seja compartilhando suas frustrações e estratégias, aprendendo novas possibilidades de criação ou, assim como as crianças, fazendo novas amizades que ficarão para toda a vida!

  1. O ensino coletivo de instrumentos musicais é fonte de incentivo

Nada mais recompensador no ensino coletivo de instrumentos musicais que receber a validação da própria família: quando mostramos entusiasmo e pedimos que o nosso filho compartilhe o que aprendeu, estamos estimulando a vontade de aprender cada vez mais.

E esse brilho nos olhos acaba reverberando até mesmo entre os pequenos: o desejo de evoluir é contagiante, e nada mais poderoso que se inspirar na habilidade do colega para assimilar uma nova instrução musical.

  1. Oportunidade de apresentação em público

É no ensino coletivo de instrumentos musicais que a criança realiza suas primeiras apresentações como solista: as famílias e colegas Suzuki formam uma plateia pequena, leve, cooperativa e amigável, onde os pequenos podem evoluir com segurança até se apresentar com êxito para grandes públicos.

  1. Habilidade de tocar em conjunto

Os alunos Suzuki possuem um repertório em comum que lhes permite tocar música de câmara durante as aulas coletivas: aqui a criança desenvolve o ouvido musical, a sensibilidade e a fluidez para harmonizar em conjunto sem perder a excelência.

A importância do ensino coletivo de instrumentos musicais é inquestionável, e que grandes lições podem ser aprendidas no desenvolvimento técnico, cognitivo e emocional dos nossos pequenos!
Para mais informações, confira o nosso post e tire as suas dúvidas sobre a metodologia Suzuki.

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