Você já se perguntou por que trabalhar musicalização na educação infantil é tão importante?
Pois saiba que se trata de uma das atividades que mais desenvolvem a cognição na primeira infância, proporcionando benefícios que são potencializados quando se aprende um novo instrumento até os 6 anos de idade.
Ficou curioso?
Então siga com a gente para descobrir por que trabalhar musicalização na educação infantil e – é claro! – o que o Método Suzuki tem a nos ensinar sobre o incentivo à inteligência musical na primeira infância.
Por que trabalhar musicalização na educação infantil? Confira as vantagens
Os motivos por que trabalhar musicalização na educação infantil vai muito além do simples entretenimento, na medida em que seus inúmeros benefícios cognitivos, sociais e emocionais podem fazer toda a diferença na vida do seu filho.
Dito isso, vejamos algumas dessas vantagens a seguir:
- Música e saúde mental: por que trabalhar musicalização na educação infantil ajuda a lidar com as emoções?
O primeiro motivo por que trabalhar musicalização na educação infantil não poderia ser mais impressionante, já que a melhor socialização infantil, a aproximação entre pais e filhos e o desenvolvimento da afetividade são notáveis ao longo das aulas de música infantil.
Mais que isso: a diversidade de sonoridades e ritmos apresentados para as crianças favorece o reconhecimento de suas preferências pessoais, contribuindo, assim, com a formação de sua identidade e o desenvolvimento do caráter.
- Por que trabalhar musicalização na educação infantil: um propulsor do desenvolvimento cognitivo
O amadurecimento do intelecto é outro motivo por que trabalhar musicalização na educação infantil, já que a atenção dedicada a aprender um instrumento musical aprimora a memória e o raciocínio lógico, elementos indispensáveis para um bom desempenho escolar, inclusive na matemática.
O simples ato de tocar uma música no violino, por exemplo, exige um excelente ouvido musical, coordenação motora, fluidez nos movimentos e controle do ritmo: para gerenciar tudo isso é necessária uma capacidade de concentração acima da média, rapidamente desenvolvida na musicalização infantil.
- Incentivo à socialização
As aulas de musicalização também podem ser um grande estímulo à socialização na infância, e não é à toa que tantas amizades são formadas a partir das práticas coletivas e atividades em equipe.
E mais: com o ganho de inteligência social, a criança tende a se tornar mais cooperativa, empática e responsável, podendo aceitar com mais facilidade a rotina familiar e as obrigações que a acompanham.
Por que trabalhar musicalização na educação infantil? O que podemos aprender com o método Suzuki
A metodologia Suzuki surgiu no século XX com a ideia de que toda criança é capaz de desenvolver o seu talento musical, e até hoje o que não faltam são comprovações da eficácia desse método no mundo inteiro.
“A capacidade musical não é um talento inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida” – Shinichi Suzuki (1898-1998)
Com aulas de música infantil que abrangem crianças de 0 a 6 anos, o método Suzuki tem como um dos pilares o Suzuki Early Childhood Education (SECE), programa criado pelas americanas Dorothy e Sharon Jones com o apoio do próprio Shinichi Suzuki.
Através das práticas de musicalização infantil, o SECE é famoso pelo desenvolvimento de noções semelhantes a uma verdadeira alfabetização musical:
Incluindo até mesmo as mamães gestantes, o programa fornece uma sólida base que ajudará o seu filho a aprender qualquer tipo de instrumento com facilidade e fluidez, atingindo a excelência musical ainda na primeira infância.
Agora que você já sabe por que trabalhar musicalização na educação infantil é tão importante, a Escola de Música Suzuki há mais 3 décadas é um dos grandes representantes do legado de Shinichi Suzuki em terras brasileiras. Acesse nossa página!