Com o avanço da pesquisa, torna-se cada dia mais claro que a importância da arte na primeira infância é maior do que muita gente imagina.
E não é por acaso que tocar um instrumento, aprender dança e fazer desenhos são algumas das atividades mais indicadas para desenvolver a cognição dos 0 a 6 anos de idade.
Quer saber mais?
Então vem com a gente e fique por dentro dos 5 benefícios da arte na primeira infância que a tornam fundamental para os nossos filhos.
Arte na primeira infância: por que tão importante?
Quando o intuito é permitir que a criança se desenvolva da melhor maneira possível, a ciência já comprovou que a arte na primeira infância possui um papel inquestionável.
Afinal, atividades como a pintura, o desenho e a música promovem estímulos cognitivos que proporcionam uma série de benefícios a longo prazo:
1- A arte na primeira infância e a capacidade de expressar emoções
Entre as 5 principais vantagens da arte na primeira infância, uma das mais importantes para uma boa saúde mental é a comunicação honesta, responsável e assertiva.
E verdade seja dita: a capacidade de expressar os próprios sentimentos e ideias é fundamental para tomar boas decisões e manter uma relação mais saudável com as outras pessoas.
2- Uma chance de potencializar a criatividade
Outra vantagem da arte na primeira infância, o aumento da criatividade faz com que a criança aprenda desde cedo a enxergar o mundo além do óbvio.
Isso permite que o seu filho consiga elaborar soluções originais para problemas complexos, uma habilidade cada vez mais requisitada na Era da Inovação!
3- Desenvolvendo os sentidos
Ao entrar em contato com diferentes cores, sons e texturas, os pequenos são apresentados a diversas maneiras de compreender o mundo através dos próprios sentidos.
Para além do ganho de sensibilidade, senso crítico e repertório estético, isso permite ainda um refinamento do contato com o belo através, por exemplo, da música clássica.
4- Uma oportunidade de sociabilização
Atividades coletivas que envolvem a pintura, a dança ou até mesmo a orquestra abrem espaço para que crianças de 0 a 6 anos de idade interajam umas com as outras.
E olha que legal: além de incentivar a cooperação, isso abre espaço para trabalhar as regras de boas maneiras, a boa convivência e o respeito à diversidade!
5- Melhora a coordenação motora
Trabalhar a arte na primeira infância estimula a articulação entre os sistemas esquelético, nervoso e muscular, melhorando a precisão dos movimentos finos e amplos.
A música como incentivo à arte na primeira infância
Seja por meio dos instrumentos ou aulas de canto, as atividades musicais são indispensáveis quando o assunto é promover a arte na primeira infância.
Isso porque elas possuem uma característica rara segundo neurocientistas, que é o poder de exercitar praticamente todas as áreas do cérebro ao mesmo tempo!
Não é à toa, portanto, que é tão comum entre os músicos dominar os mais diversos tipos de inteligência, como a lógico matemática, a interpessoal e a linguística.
Na prática, um indivíduo que passou pela musicalização infantil e continuou desenvolvendo um hobby musical pode apresentar um excelente desempenho em atividades como:
- Organização e gerenciamento de projetos
- Aprendizado e memorização
- Exercício da coordenação motora
- Direcionamento do foco para o momento presente
- Raciocínio lógico dedutivo e resolução de problemas práticos
Para entender mais a fundo, potencializar esses talentos e habilidades com a ajuda da música, leia também: Efeitos da Música no Cérebro: 5 informações que te deixarão de queixo caído.
Agora que mostramos os 5 porquês para a arte na primeira infância ser tão recomendada, conta pra nós: o que está esperando para começar um hobby artístico junto com o seu filho?
Pois saiba que a metodologia Suzuki é famosa por desenvolver o talento musical de crianças de até 6 anos com a participação ativa dos pais. Clique no link e saiba mais!