À procura de um hobby para os pequenos, é comum os pais se encantarem com o mundo da orquestra, então surge a pergunta: no caso das crianças, por onde começar a estudar música?
Mais que isso: qual a idade para tocar um instrumento do zero? Só aprende a cantar quem nasceu para isso? É preciso um dom para se tornar um violinista de alta performance?
Se você não sabe por onde começar a estudar música na infância, vamos explicar o que torna a musicalização infantil o melhor ponto de partida. Vamos nessa?!
Por onde começar a estudar música? Com a musicalização infantil, “toda criança pode”
Antes de explicar por onde começar a estudar música, vale ressaltar que uma metodologia apropriada pode tornar qualquer criança um músico de excelência, como dizia Shinichi Suzuki: “toda criança pode”!
E aqui entra a musicalização infantil, um sistema cuja função é desenvolver habilidades cognitivas que servem de base para o domínio de instrumentos mais complexos ainda na infância:
- O ouvido musical
- Coordenação motora fina
- Raciocínio lógico matemático
- Sensibilidade às melodias, entonações, timbres, ritmos e tons
- Criatividade infantil
- Percepção, reprodução e memorização da organização complexa dos sons
- Desenvolvimento das 7 Inteligências de Gardner, entre elas a musical, a corporal e a intrapessoal
Fica claro então que antes de se tornar um músico de excelência, é preciso aprender a raciocinar como um verdadeiro músico, o que é plenamente possível na infância.
O que é o Suzuki Early Childhood Education?
Apelidado pela sigla SECE, o programa de musicalização infantil baseada no método Suzuki é um dos fenômenos mais respeitados na história da educação musical.
Mais que isso: o sistema criado por Doroty Jones é mundialmente conhecido por desenvolver a neuroplasticidade antes mesmo do nascimento, contemplando mamães gestantes e bebês de até 3 anos.
E olha que incrível: uma vez iniciada na música, a criança já consegue, com a ajuda dos professores e pais, escolher qual dos cursos mais dialoga com as suas inclinações.
Seja com o violino, o contrabaixo ou a própria voz no microfone, a criança estará brilhando nos palcos antes mesmo dos 6 anos de idade, mas comparado à incrível jornada que ela terá pela frente, esse é apenas o começo.
Como os pais podem ajudar?
Sabendo por onde começar a estudar música na infância, os benefícios da musicalização podem ser reforçados em casa, mesmo os pais não tendo nenhuma habilidade ou experiência musical.
Afinal, o primeiro passo é aguçar a percepção dos sons, detectando técnicas, sentimentos e nuances que passariam despercebidas para um ouvido não treinado.
E na medida que os pequenos adquirem essa habilidade no SECE, é no dia a dia em casa que ela irá aplicar e consolidar o aprendizado. Sabe o que isso significa?
Significa que a música precisa fazer parte da rotina para que a criança se familiarize desde cedo com o repertório musical. Veja como fazer isso:
- Permita que o seu filho desfrute dos benefícios da música clássica, que vão desde o amadurecimento emocional até o maior desempenho cognitivo.
- A jornada de educação musical é mais simples quando a música é elemento de aproximação entre pais e filhos: aproveite para ouvir música com os pequenos e incorpore nas brincadeiras sempre que possível.
- Leve o pequeno a uma orquestra e mostre à criança como violinos, flautas, violoncelos e contrabaixos se somam para produzir a experiência mágica que é guiada pelo maestro.
- Apresente à criança a variedade musical: da orquestra ao jazz, da ópera ao samba, este mundo está recheado de estilos carregados de importância cultural que podem inspirar a evolução dos pequenos na música.
- A presença dos pais nas aulas de musicalização infantil ajuda a criar um ambiente de segurança, carinho e proteção que motiva os pequenos a se aperfeiçoarem com qualidade.
No SECE, essa presença é facilitada por uma agenda flexível que permite as modalidades presencial e on-line, oferecendo o que você precisa para acompanhar o seu filho nesse momento tão promissor.
Entendeu agora por onde começar a estudar música na infância? Então não deixe de aplicar essas dicas e agendar a sua aula experimental clicando no link. Aguardamos você!!