No que diz respeito às aulas de música infantil, a escolha do melhor curso para o seu filho é uma etapa fundamental.
Afinal, a qualidade de uma escola que se prontifica a desenvolver o domínio dos instrumentos e do canto é, sem dúvidas, o maior divisor de águas entre uma evolução real e os tão temidos anos de tentativa sem resultados.
Mas a verdade é que, da metodologia das aulas de música infantil até o perfil dos especialistas, diversos são os critérios a se levar em conta nessa decisão: confira nesse post as principais dicas para fazer a sua escolha.
Como escolher a melhor instituição para aulas de música infantil?
Desenvolver o raciocínio, trabalhar as emoções e a sociabilidade são algumas das vantagens de aprender um instrumento com as aulas de música infantil. Mas e aí? Como escolher a melhor escola de música para o seu filho?
Para responder essa dúvida, confira a seguir os 6 fatores que não devem ficar de fora no momento da escolha:
1- Metodologia– as aulas de música infantil devem ser capazes de ensinar do zero tudo que o seu filho precisa para se tornar um excelente músico.
Mas verdade seja dita: uma tarefa tão desafiadora jamais poderia ser feita de qualquer forma, não é mesmo?
É aí que entra a metodologia de ensino, a qual deve apresentar repertórios, técnicas e estratégias de fato eficazes, pois lembre-se: a escola de música deve ser um lugar de aprendizado, e não de pura recreação.
Por mais que, no Método Suzuki, a brincadeira seja fundamental, nenhuma dinâmica é escolhida por acaso: muitas vezes a criança nem imagina, mas está aprendendo uma diversidade inestimável de conceitos e técnicas.
Por isso, não hesite em acessar as avaliações e procurar conhecer o desempenho das crianças que já estudam naquela escola há algum tempo: afinal, existe argumento mais convincente que resultados reais?!
Recital de violino em grupo – 2022/1 (Escola de Música Suzuki)
2- Professores: o trabalho de quem ministra as aulas de música infantil também pode (e deve!) ser avaliado, tendo em vista a aplicação do método e o ensino de valores como a empatia, o esforço e a persistência.
Além disso, um professor de música bem preparado estará pronto para atender às necessidades da criança, jamais deixando de lado a comunicação com a família.
Com isso em mente, marque uma aula experimental e não hesite em bater um papo com o especialista: conheça a sua formação, a sua ética de trabalho e as suas dicas para um bom aproveitamento das aulas!
3- Infraestrutura- desde o século XX, o Dr. Shinichi Suzuki já chamava atenção para o poder do ambiente de aprendizado no desempenho das crianças, tendo em vista que “o homem é filho de seu ambiente”.
Em outras palavras, a sala de aula não deve ser um espaço monótono nem de pressão, mas de incentivo, encorajamento, diversão e – é claro! – muito amor.
E não é à toa que essa é uma prioridade na Filosofia Suzuki, cuja estrutura é projetada para permitir inclusive a participação dos pais, sabe por quê?
Porque juntamente com os professores, eles representam um verdadeiro símbolo de conforto, motivação e confiança para os pequenos, tendo uma enorme importância na qualidade do aprendizado e na fluidez das aulas.
4- Cronograma e flexibilidade- com a correria do dia a dia, horários flexíveis ajudam a manter a frequência e permitem a participação da família nas aulas de música infantil, apesar das obrigações e imprevistos que podem surgir na agenda.
Outro plus é procurar uma escola que trabalhe tanto na modalidade on-line quanto presencial, já que isso evitará que o seu filho perca as aulas quando, por uma série de motivos, não puder estar presente!
5- Realismo e coerência – aprender um instrumento complexo como o violino exige tempo, dedicação e muito incentivo: por isso, cuidado com escolas que prometem resultados milagrosos sem qualquer tipo de esforço.
O mesmo vale para o canto, o piano e os demais instrumentos de corda: por mais essas habilidades sejam aprendidas ainda na infância, o método Suzuki salienta a importância da paciência com o processo e, é claro, da persistência!
6- Desenvolvimento dos valores e caráter – seja na sala de aula ou em eventos como o Criança, Música, Valores, o desenvolvimento das emoções e do caráter anda de mãos dadas com o ato de aprender um instrumento, como disse Shinichi Suzuki: “o coração que sente a música vai sentir as pessoas”.
Assim, se o efeito da música no cérebro é aumentar a sensibilidade e a empatia, nada como aproveitar essa oportunidade para construir nos nossos filhos um coração tão grande quanto a vontade de fazer o bem.
Agora você já sabe como escolher a melhor escola para aulas de música infantil, tendo em vista que a qualidade do ensino é a verdadeira ponte para a construção da excelência musical começando pela infância. Compartilhe esse post!