Aula de música Suzuki: conheça de perto a didática que revolucionou a história musical

Todos sabemos que o método Suzuki é a mais respeitada abordagem no ensino musical de bebês e crianças, mas você sabe como funciona, de fato, uma aula de música Suzuki?

Comumente chamado de “método da língua mãe”, a abordagem Suzuki proporciona uma experiência única em cada aula, não só integrando a música ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional, mas também incentivando a paixão por aprender cada vez mais.

Dito isso, chegou o momento de entender – em detalhes! – como funciona uma aula de música Suzuki e o que torna cada um de seus aspectos tão especiais para o médio e longo prazo. Vamos em frente?

Como funciona uma aula de música Suzuki?

Antes de entender como funciona uma aula de música Suzuki, é preciso recapitular alguns dos pilares do método que – uma vez criado pelo japonês Shinichi Suzuki no fim da Segunda Guerra Mundial – revolucionou os paradigmas ao ensinar os mais complexos instrumentos musicais para crianças

Dito isso, confira abaixo algumas das características chave da Filosofia Suzuki:

1. Início da Jornada: Da Gestação aos 3 Anos

Com a musicalização infantil, a aventura musical começa mesmo antes do nascimento: o programa Suzuki Early Childhood Education (SECE) abre as portas para a iniciação musical ainda na gestação, estimulando o ouvido musical do bebê. A partir dos 3 anos, as crianças escolhem o instrumento que irão explorar e aprofundar.

2. Similaridade com a Língua Materna

A base do método Suzuki reside na aplicação dos princípios de aprendizagem da língua materna ao Universo musical: assim como aprendemos a falar ouvindo e imitando, a metodologia Suzuki utiliza esse processo natural para desenvolver habilidades musicais.

3. A Arte do “Tocar de Ouvido”

Um dos pilares da metodologia Suzuki é o desenvolvimento da capacidade de tocar de ouvido. Desde o Livro 1, os alunos são incentivados a descobrir as notas por si mesmos, cultivando a autonomia e a coragem para experimentar, errar e aprender.

4. Transformações Além do Instrumento: Saber Conviver

A abordagem Suzuki não apenas molda músicos excepcionais, mas também seres humanos completos: a vivência coletiva cria um ambiente estimulante, onde alunos observam, aprendem e se apoiam mutuamente na construção de valores humanos fundamentais.

Agora que você conhece as características centrais do método, você sabe de fato como funciona uma aula de música Suzuki?

Então confira abaixo as etapas de cada aula de música coletiva na Escola de Música Suzuki, um dos grandes representantes desse método no Brasil:

1- Preparo inicial: cada aula de música Suzuki se inicia com um período dedicado ao preparo físico e aquecimento. Este momento garante que os alunos estejam prontos para se engajar nas atividades musicais, promovendo o equilíbrio físico e mental.

2- Master Class interativa: a parte central da aula de música Suzuki é a Master Class, onde cada aluno tem a oportunidade de apresentar uma peça que domina ou deseja aprimorar.

Durante essa interação, eles recebem elogios construtivos dos colegas e professores, e cada apresentação é seguida por um ponto focal de desenvolvimento, identificado para orientar o aluno durante a semana.

3- Revisão detalhada: a revisão compreende diferentes aspectos, incluindo escalas, peças atuais e novas habilidades. Essa é a hora de consolidar os conhecimentos prévios e introduzir gradualmente os desafios de maior complexidade.

4- Encerramento e avaliação individual: ao final da aula, há um ritual de cumprimento seguido por uma avaliação individual, onde os alunos formam uma fila e respondem a perguntas relacionadas à presença, pontualidade, prática em casa e participação ativa.

5- Diálogo construtivo com os pais: após a avaliação individual, os pais registram o desenvolvimento de seus filhos em fichas, fornecendo observações e feedbacks. Essas informações são revisadas pelos professores e coordenação, promovendo uma comunicação aberta e colaborativa entre mestres e familiares.

Indo além do ensino técnico e visando o desenvolvimento integral dos pequenos, a aula de música Suzuki promove uma emocionante jornada de autodescobertas e aprendizado contínuo, cultivando habilidades que marcarão para sempre a história musical de cada criança. Compartilhe esse post!