Como aprender teoria musical? Confira os 5 passos!

Descobrir como aprender teoria musical pode ser desafiador, mas não há dúvidas que essa é uma ferramenta de grande ajuda para aprimorar as suas habilidades musicais.

E se essa é a sua dificuldade, apresentaremos neste guia 5 passos para tornar o seu aprendizado mais acessível e envolvente: ao seguir essas orientações, você estará equipado para decifrar partituras, entender escalas e acordes e, finalmente, apreciar a beleza da teoria musical.

E então, o que está esperando? Continue a leitura e prepare-se para expandir o seu talento na música!

Como aprender teoria musical?

Antes de elucidar como aprender teoria musical, vale definir esse sistema que analisa, classifica e compõe a música, definida aqui como a organização ordenada de sons e silêncios.

Composta por melodia, harmonia e ritmo, a música é descrita pela teoria musical através das partituras, notação gráfica que ajuda diversos músicos a interpretarem e reproduzirem composições, fundamentando a prática e promovendo a evolução musical ao longo do tempo.

Sendo assim, o que não faltam são vantagens em aprender teoria musical:

1- Compreensão estrutural: a teoria musical proporciona uma compreensão integrada das mais diversas composições, elucidando elementos como forma, cadência e desenvolvimento temático. Isso capacita o músico a interpretar e executar peças com mais precisão.

2- Comunicação Universal: ao adotar uma linguagem Universal através de notações e terminologias padronizadas, a teoria musical possibilita o diálogo entre músicos de diferentes estilos, facilitando colaborações e interpretações precisas.

3- Mais criatividade: o entendimento de escalas, acordes e modos proporciona ferramentas para a expressão criativa. Músicos que dominam a teoria têm uma base sólida para experimentar, inovar e criar composições mais complexas e expressivas.

4- Interpretação aprofundada: a análise teórica de uma peça permite uma interpretação mais precisa, revelando intenções do compositor, relações harmônicas e estruturas cheias de nuances e significado.

5- Facilidade na leitura de partituras: o conhecimento teórico facilita a leitura e interpretação de partituras, permitindo que músicos compreendam rapidamente a intenção do compositor, economizando tempo e esforço durante os ensaios e apresentações.

Agora que você conhece os benefícios, vamos explicar como aprender teoria musical em 5 passos:

1- Dominar os componentes básicos: inicie com os elementos fundamentais da teoria musical, como melodia, harmonia e ritmo: a melodia representa a voz principal, enquanto a harmonia é a sobreposição de notas que serve de base para o arranjo. Já o ritmo representa a marcação do tempo, essencial para compreender e reproduzir uma composição.

2- Conhecer os rudimentos da teoria musical: aprofunde-se também nas escalas, acordes, tons e notação: as escalas estabelecem a fundação tonal, os acordes representam a harmonia, os tons são as alturas musicais e a notação é a linguagem gráfica da música.

Esses elementos são a espinha dorsal da teoria musical na prática, sendo essenciais para qualquer músico, independentemente do instrumento escolhido.

3- Estudar intervalos e tonalidades: enquanto os intervalos servem de base para a criação de acordes e a compreensão das relações harmônicas, o conhecimento das tonalidades ajuda a entender a estrutura tonal de uma composição, influenciando a escolha de acordes e melodias.

4- Aprofunde-se na leitura de partituras: a leitura de partituras permite compreender símbolos musicais, claves, tempos e dinâmicas. A partitura é a representação visual da música, e sua interpretação exige a compreensão detalhada desses elementos.

Por outro lado, desenvolver o ouvido musical é fundamental para que o instrumentista assimile os elementos da música sem depender das partituras: a habilidade de tocar de ouvido é desenvolvida desde a infância através das aulas de música infantil utilizando a metodologia Suzuki!

5- Aplicar a teoria na prática musical: depois de escolher um instrumento musical, é hora de colocar os conhecimentos em prática, trabalhando cada habilidade para desenvolver o talento musical de forma mais rápida e envolvente.

Neste guia, você descobriu como aprender teoria musical em 5 passos, e é no método Suzuki que crianças de até 6 anos desenvolvem uma compreensão holística e intuitiva desses fundamentos de maneira lúdica, aplicando técnicas comprovadas no desenvolvimento de habilidades musicais. Clique no link e conheça a Filosofia Suzuki!