Muitos não sabem, mas o ensino coletivo de instrumentos musicais é um elemento indispensável do método Suzuki: e não é por acaso!
Afinal, imagina que complicado seria, para o seu filho, aprender todos os conceitos, técnicas e talentos apenas com as aulas individuais: o tédio e a desmotivação logo se tornariam um obstáculo, não acha?
E é nesse sentido que as aulas coletivas emergem como um momento de descanso, brincadeira e espontaneidade que não deixa de trabalhar habilidades fundamentais da técnica musical.
Quer entender como isso funciona?
Então siga com a gente para entender, de uma vez por todas, a importância do ensino coletivo de instrumentos musicais na metodologia Suzuki e quais as suas vantagens. Seja bem-vindo!
Como funciona o ensino coletivo de instrumentos musicais?
A filosofia Suzuki compreende o aprendizado musical em 3 instâncias obrigatórias e interdependentes: as aulas individuais, a prática em casa e o ensino coletivo de instrumentos musicais nas aulas em grupo.
Mas você sabe o que torna cada um desses tipos de instrução tão importantes?
Então comecemos pelo aprendizado em casa, onde o pequeno deve receber o estímulo para consolidar os aprendizados por meio da prática (e acredite: para a criança, nada melhor que a sensação de poder executar sua nova habilidade a qualquer hora e em qualquer lugar!).
As aulas individuais, por sua vez, focam em resolver as dificuldades específicas de cada aluno: com a ajuda de especialistas credenciados pela Suzuki Association of the Americas, a criança é capaz de aprimorar sua técnica e garantir sua constante evolução, inclusive se nivelando com os demais colegas.
Mas você deve estar se perguntando onde o ensino coletivo de instrumentos musicais entra nessa história, correto?
Pois saiba que o trabalho em equipe e a inteligência social garantem a eficiência de inúmeras práticas no método Suzuki: por isso, a aula coletiva é o momento ideal para aprender novos conceitos, revisar os conhecimentos prévios e socializar o aprendizado.
Além disso, é nesse espaço de cooperação e acolhimento que os alunos Suzuki ganham sentido comunitário e desenvolvem valores humanos como a empatia, o altruísmo e o respeito.
Mas quais são as vantagens do ensino coletivo de instrumentos musicais?
Como músicos e como seres humanos, nossos filhos têm muito a ganhar com o ensino coletivo de instrumentos musicais:
- O ensino coletivo de instrumentos musicais é mais espontâneo e lúdico
Exercícios como as escalas harmonizadas, os arpejos em cânone e tocar diferentes oitavas são mais divertidos com o ensino coletivo de instrumentos musicais: quando se toca em conjunto, uma simples aula se torna uma festa!
Além de ativar o sistema de recompensa na medida em que se faz novas amizades, é nesse momento que a criança desenvolve uma habilidade fundamental de todo bom músico: a capacidade de se comunicar, trabalhar em grupo e ser uma boa liderança.
- Interação entre as famílias no ensino coletivo de instrumentos musicais
No ensino coletivo de instrumentos musicais, a presença dos pais é estimulada pelo método Suzuki como fonte de apoio emocional, acolhimento e incentivo, então se engana quem pensa que somente a socialização na infância é estimulada.
Na verdade, trata-se também de uma oportunidade para que as famílias Suzuki se ajudem mutuamente, seja compartilhando suas frustrações e estratégias, aprendendo novas possibilidades de criação ou, assim como as crianças, fazendo novas amizades que ficarão para toda a vida!
- O ensino coletivo de instrumentos musicais é fonte de incentivo
Nada mais recompensador no ensino coletivo de instrumentos musicais que receber a validação da própria família: quando mostramos entusiasmo e pedimos que o nosso filho compartilhe o que aprendeu, estamos estimulando a vontade de aprender cada vez mais.
E esse brilho nos olhos acaba reverberando até mesmo entre os pequenos: o desejo de evoluir é contagiante, e nada mais poderoso que se inspirar na habilidade do colega para assimilar uma nova instrução musical.
- Oportunidade de apresentação em público
É no ensino coletivo de instrumentos musicais que a criança realiza suas primeiras apresentações como solista: as famílias e colegas Suzuki formam uma plateia pequena, leve, cooperativa e amigável, onde os pequenos podem evoluir com segurança até se apresentar com êxito para grandes públicos.
- Habilidade de tocar em conjunto
Os alunos Suzuki possuem um repertório em comum que lhes permite tocar música de câmara durante as aulas coletivas: aqui a criança desenvolve o ouvido musical, a sensibilidade e a fluidez para harmonizar em conjunto sem perder a excelência.
A importância do ensino coletivo de instrumentos musicais é inquestionável, e que grandes lições podem ser aprendidas no desenvolvimento técnico, cognitivo e emocional dos nossos pequenos!
Para mais informações, confira o nosso post e tire as suas dúvidas sobre a metodologia Suzuki.