Você sempre quis aprender a tocar um instrumento musical, mas nunca soube por onde começar? Que tal aprender a tocar flauta doce?
Um dos mais populares instrumentos para iniciantes, a flauta doce possui uma técnica relativamente simples e não exige muitos recursos: ao final dessa leitura, você ficará por dentro das dicas para aprender e se aperfeiçoar num dos instrumentos mais bonitos e graciosos.
Então se você deseja sair do zero e aprender a tocar flauta doce, continue a leitura, siga as recomendações e comece hoje a sua jornada musical!
Como aprender a tocar flauta doce?
Criada há mais de 500 anos, a flauta doce é um instrumento musical de sopro muito popular entre os que sonham em desenvolver o talento musical, sendo uma ótima opção para as aulas de música infantil: sem dúvidas, aprender a tocar flauta doce é uma ótima maneira de iniciar a prática musical.
Com sua melodia suave e timbre característico, a flauta doce possui uma importância inquestionável não só nas tradições barroca e renascentista, mas também em diversas culturas musicais ao redor do mundo: isso sem falar que é possível adquirir modelos sofisticados por valores relativamente acessíveis!
Confira a seguir algumas dicas para aprender a tocar flauta doce:
- Escolha o modelo certo para você: existem diferentes tipos de flautas doces disponíveis no mercado, e cada uma produz um som diferente. Mas você sabe por que a escolha do modelo adequado é tão importante para aprender a tocar flauta doce?
A verdade é que um instrumento adequado ao seu gosto pessoal e nível de habilidade pode facilitar (e muito!) a sua jornada de aprendizado: conte com a ajuda de seus professores ao tomar essa decisão!
- Comece pelo começo: aprender a postura, a forma de segurar a flauta e as técnicas de respiração deve ser o primeiro passo. Junto à noções de ritmo, melodia e musicalidade, isso te ajudará a construir uma base sólida para aprender a tocar flauta doce.
No método Suzuki, o aprendizado é conduzido de forma gradativa, lúdica e adaptada ao ritmo individual de cada criança, permitindo que os pequenos evoluam sem pular etapas: isso vale não só para a flauta doce, mas para todos os instrumentos de sopro, corda e percussão.
- Não deixe de praticar: a prática constante é fundamental para aprender a tocar flauta doce. Em média, o mínimo de 30 minutos diários de prática em casa complementarão muito bem as aulas de música, exercitando os processos cognitivos e motores por trás do talento musical.
- Toque com outras pessoas: uma ótima maneira de aprender a tocar flauta doce é aprender com a experiência de colegas com o mesmo objetivo, sabe por quê?
Porque além de trazer ensinamentos práticos que farão toda a diferença na sua jornada, o ensino coletivo de instrumentos musicais favorece (e muito!) a socialização na infância e também entre os adultos: no método Suzuki, os vínculos formados entre crianças e famílias podem durar por toda a vida!
Confira outros instrumentos perfeitos para crianças
Aprender a tocar flauta doce, sem dúvidas, é a meta de muitas crianças que desde cedo desenvolvem suas habilidades cognitivas, perceptivas e motoras com a ajuda da musicalização infantil, mas você sabe quais são os outros instrumentos musicais mais populares entre os pequenos?!
Então confira a lista abaixo e prepare-se para se apaixonar por eles:
- Violino – uma das melhores opções quando o assunto é escolher um instrumento musical para crianças, o violino é um dos instrumentos de corda mais emocionalmente poderosos e expressivos da orquestra, carregando o legado de nomes como Antonio Vivaldi, Hilary Hahn e o educador japonês Shinichi Suzuki.
- Violoncelo – mais um instrumento de cordas muito querido pelas crianças, o violoncelo possui um tamanho maior que o violino e sua versatilidade o torna indispensável na música clássica, no jazz, no rock e no folk, marcando presença até mesmo na série estrelada por Wandinha Addams!
Piano – conhecido por sua capacidade de inspirar e emocionar, o piano é um dos instrumentos mais antigos e populares do mundo, com sua ampla gama de notas e dinâmicas que o faz alcançar desde as sonoridades mais delicadas até as mais expressivas. Uma excelente opção para os pequenos!