O que é o Método Montessori? Autonomia e desenvolvimento integral são a chave desse modelo

Você já sabe o que é o Método Montessori e como ele funciona? Ainda não? Então se prepare para conhecer um dos métodos mais revolucionários e eficazes de educação infantil.

Com mais de 100 anos de existência, o método se diferencia do ensino tradicional pela abordagem adaptada às necessidades de cada criança, respeitando cada fase do desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Interessante, não acha?

Então siga com a gente para descobrir o que é o método Montessori, quais são seus pilares e como essa abordagem promete transformar a educação do seu filho.

O que é o método Montessori?

Se você está em busca de uma abordagem educacional que seja centrada na criança, que incentive a autodisciplina e que promova a criatividade infantil, chegou a hora de descobrir o que é o Método Montessori.

Criado no início do século XX pela italiana Maria Montessori, o método proporciona o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais em um ambiente de acolhimento, encorajamento e exercício da autonomia, onde o aprendizado é obtido por meio da experimentação.

Além de reconhecer os pequenos como indivíduos capazes de se desenvolverem em seu próprio ritmo, essa proposta se diferencia da abordagem tradicional ao trabalhar individualmente ou em pequenos grupos, direcionando a sala de aula para um ensino focado nas demandas de cada criança.

E mais: cuidadosamente projetados para serem atraentes, desafiadores e cativantes, os materiais didáticos do método Montessori são estrategicamente definidos para a compreensão de conceitos abstratos através de atividades concretas.

Agora você já sabe o que é o método Montessori, mas qual a diferença para o método Suzuki?

Depois de aprender o que é o método Montessori, muitos pais tendem a confundir a essa abordagem com o método Suzuki, e não é à toa: assemelhando-se na aprendizagem ativa e no ensino centrado na criança, as duas abordagens compartilham algumas características, mas possuem premissas e objetivos bem diferentes.

“Eu vim para a conclusão definitiva de que a capacidade musical não é um talento inato mas uma habilidade que pode ser desenvolvida.”

Dr. Shinichi Suzuki (1898-1998)

Desenvolvida no pós 2ª Guerra Mundial pelo japonês Shinichi Suzuki, a metodologia parte do princípio de que a habilidade musical não é inata, podendo ser desenvolvida com o estímulo adequado: assim como aprende a língua materna, a criança pode ser incentivada a aprender música de maneira natural.

Mas e aí? Você sabe como isso é possível?

Tanto nas aulas de instrumentalização quanto na musicalização para bebês, o método garante sua eficácia na prática da escuta, da reprodução e da assimilação intuitiva dos elementos musicais, além de proporcionar benefícios como:

• A formação de novas conexões simpáticas, favorecendo o foco, a memória, o raciocínio e (é claro!) o desempenho escolar
  • O desenvolvimento da coordenação motora fina
  • Autoconhecimento e amadurecimento emocional
  • Capacidade de socialização na infância, trabalho em equipe e comunicação não violenta

Outros métodos de ensino aprendizagem

Agora você já sabe o que é o método Montessori e a diferença para o método Suzuki, mas a lista das metodologias de ensino aprendizagem não para por aí!

Confira abaixo alguns dos demais métodos que se destacam como alternativa à abordagem tradicional:

• Método HighScope: focado em desenvolver a curiosidade, a independência e a criatividade infantil, o modelo criado pelo psicólogo David Weikart é expert quando o assunto é estimular, através de atividades práticas, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas
  • Método Reggio Emilia: baseadas no Construtivismo, as escolas que aplicam essa metodologia se destacam por valorizar a experimentação, os conhecimentos prévios e o tempo de cada criança, permitindo que os pequenos participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem
  • Método Waldorf: enfatiza a importância do desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e físicos, por meio de atividades artísticas e práticas manuais que possibilitam uma aprendizagem mais prática

Agora você já sabe o que é o método Montessori, qual a diferença para o método Suzuki e quais abordagens devem ser consideradas na escolha da melhor instituição de ensino para cada criança.

E se você tem estado indeciso quanto à melhor escola de música para o seu filho, confira agora o nosso post com todas as dicas para tomar a melhor decisão. Nos vemos lá!