O que são metodologias ativas de ensino? 5 vantagens do ensino Suzuki para o seu filho

Você sabe o que são metodologias ativas de ensino? Já parou para pensar em uma abordagem educacional que mantenha seu filho engajado e estimulado em seu processo de aprendizagem?

Nesse artigo, vamos mergulhar no fascinante mundo das novas abordagens pedagógicas e descobrir como elas podem transformar o aprendizado do seu filho.

Quer saber mais?

Então continue a leitura para descobrir o que são metodologias ativas de ensino, quais as suas vantagens e por que o método Suzuki se destaca na educação musical infantil. Vamos nessa?!

O que são metodologias ativas de ensino?

Se você nunca se perguntou o que são metodologias ativas de ensino, agora é a hora de imaginar um ambiente de aprendizagem onde o seu pequeno é o protagonista e tem a oportunidade de explorar ativamente o mundo que o cerca. Nada mal, não é mesmo?

E não é para menos: as abordagens ativas têm como marca registrada a capacidade de elevar a criança ao centro do processo educacional, incentivando a participação, a descoberta e o protagonismo infantil.

Dito isso, confira abaixo as principais informações para entender o que são metodologias ativas de ensino:

• O aluno como elemento central: a criança é o protagonista das metodologias ativas de ensino, sendo encorajada a explorar, investigar e construir conhecimento de forma autônoma, mas contando com o acompanhamento de professores especializados na metodologia.
  • Colaboração visando o aprendizado: o trabalho em equipe é valorizado nas metodologias ativas de ensino, onde a socialização na infância, a interação entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento fazem parte da construção da personalidade e do caráter.
  • Da teoria à prática: outra característica das metodologias ativas de ensino é valorizar a contextualizar a teoria ao contexto real, proporcionando aos pequenos a oportunidade não só de aplicar o conhecimento na prática, mas também desenvolver o senso crítico acerca de temas importantes para a nossa sociedade.
  • Aprendizagem reflexiva: os alunos também são incentivados a refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, e é na identificação dos seus pontos fortes e áreas de melhoria que os pequenos desenvolvem habilidades metacognitivas, fundamentais para o autoconhecimento e a inteligência emocional.

Entendido o que são metodologias ativas de ensino, conheça o método Suzuki

Imagine seu filho aprendendo música de forma natural e prazerosa, desenvolvendo habilidades musicais e emocionais desde tenra idade: entre as mais promissoras metodologias ativas de ensino, o método Suzuki enfatiza a educação por meio da imersão, utilizando a escuta atenta, a repetição e a prática diária como ferramentas essenciais.

Com essa abordagem, os pequenos não só desenvolvem uma base sólida na música, como também são capazes de trabalhar o ouvido musical, a expressividade e os valores humanos que compõem a identidade do músico.

Dito isso, confira abaixo algumas das mais importantes características da filosofia Suzuki:

• Desenvolvimento auditivo: o método Suzuki enfatiza a escuta atenta desde o início, desenvolvendo a habilidade auditiva das crianças e treinando seus ouvidos para identificar e reproduzir notas musicais com precisão.
  • Aprendizado imersivo: através da imersão no ambiente musical desde cedo, as crianças aprendem música assim como assimilam sua língua materna, absorvendo conceitos e habilidades musicais de maneira natural, intuitiva e orgânica.
  • Repetição e prática diária: a repetição é um componente-chave do método Suzuki, permitindo que as crianças aprimorem suas habilidades musicais por meio da prática diária consistente, o que leva ao desenvolvimento da disciplina, do foco e da perseverança.
  • Desenvolvimento emocional: o método Suzuki reconhece a importância das emoções na música e incentiva as crianças a expressarem suas emoções ao tocar, ajudando-as a desenvolver habilidades emocionais, a exemplo da capacidade de se expressar e se comunicar de forma criativa.

Neste post, abordamos o que são metodologias ativas de ensino e qual a importância do método Suzuki na educação musical desde a primeira infância.

Deseja saber mais? Então confira agora nossos posts sobre a metodologia Suzuki. Até logo!