Em outubro de 1898, o Japão viu nascer o futuro educador musical que marcaria a vida de crianças em todo o mundo: trata-se do Dr. Shinichi Suzuki e sua metodologia pioneira de ensino.
Nesse sentido, o seu Método Suzuki ganhou seus primeiros contornos após o fim da 2ª Guerra, provando décadas depois que toda criança possui a capacidade de se tornar um músico de alto nível ainda na infância!
Mais que uma metodologia apenas: o caminho trilhado por Shinichi Suzuki também tem muito a nos ensinar sobre a mente infantil e como ter uma relação saudável com os nossos filhos.
E não é à toa que tantas famílias se vêem deslumbradas com cada uma das suas lições, a todo tempo cultivadas e vivenciadas na nossa Escola de Música Suzuki de São Paulo.
4 ensinamentos do Dr. Shinichi Suzuki que mudarão a maneira como você enxerga os seus filhos
Depois de aprender a tocar violino sozinho com apenas 17 anos, Shinichi Suzuki começou a ensinar nas escolas de música em Tóquio depois de acompanhar, com 22 anos, o violinista Karl Klinger na Alemanha.
Mas depois de ter a fábrica de violino da sua família (atual Suzuki Violin Co., Ltd) destruída pela guerra, as dificuldades financeiras o fizeram abandonar por um momento a carreira enquanto trabalhava na construção de aviões.
Mas provando a frase “a provação vem não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo”, não tardou para que Suzuki descobrisse uma nova maneira de exercer sua vocação num dos projetos mais importantes de toda a sua jornada.
Assim, ela passou a ensinar música às crianças de cidades vizinhas – agora órfãs, paupérrimas e desamparadas com a 2ª Guerra – desenvolvendo a estratégia de ensino que se aperfeiçoaria até o fim dos seus 99 anos de vida!
“Dr. Suzuki desenvolveu uma filosofia que, quando entendida ao máximo, pode ser uma filosofia de vida. Ele não está tentando criar um mundo de violinistas. Seu principal objetivo é abrir um mundo de beleza para crianças em todos os lugares que eles possam ter maior prazer em suas vidas através do que Deus nos deu: a música.” – Hermann, 1971
E para além da velocidade com a qual as crianças dominaram os instrumentos mais complexos, alguns conhecimentos da Filosofia Suzuki podem ser o que faltava para você aprender a lidar melhor com o seu filho:
1- “Caráter primeiro, habilidade depois” – Dr. Shinichi Suzuki, “Educação é Amor”
Em meio à atual era de competição e autocobrança, o primeiro ensinamento de Shinichi Suzuki nos ajuda a manter o foco no que mais importa para os nossos filhos: uma mente sã e um coração grandioso.
E por mais que a importância do rendimento escolar e do sucesso profissional seja de fato inegável, abarrotar os pequenos de demandas e expectativas pode favorecer a ansiedade infantil e até mesmo a depressão.
“Está em nosso poder educar todas as crianças do mundo para se tornarem um pouco melhores como pessoas, um pouco mais felizes.”
No palco do famoso TEDx, a escritora norte-americana Julie Lythcott-Haims vai um pouco mais afundo nessa problemática cada vez mais frequente nos dias de hoje:
E é nessa perspectiva que Shinichi Suzuki propõe, antes de tudo, uma educação pautada na construção de valores para uma vida mais plena, ordenada e com propósito.
Dito isso, a honestidade, a resiliência, a persistência e a empatia são alguns dos princípios que devem ser cultivados tanto na infância quanto na vida adulta!
2- Para Shinichi Suzuki, “o que não existe no ambiente não pode ser desenvolvido”
Mais uma lição do Dr. Shinichi Suzuki que até hoje nos cai como uma luva: a criança é como um par de olhos 100% atentos ao seu entorno, e quase nada lhe passa despercebido.
Mas por que é importante saber disso?
Você acabou de ver que o desenvolvimento do caráter é indispensável para a criança, mas de nada adiantaria ensinar todos aqueles princípios sem dar o devido exemplo, correto?
Afinal, os pequenos aprendem sobretudo com as ações da família, e podem notar quando ela não age de maneira coerente com o que ensina: esse é um cuidado que todos os pais precisam tomar.
Em outras palavras, o Método Suzuki entende que a construção do caráter, dos talentos e do repertório intelectual são fruto do meio onde nos desenvolvemos durante a infância.
Isso a neurociência explica: o cérebro infantil possui um potencial ilimitado de aprendizado, de modo que qualquer habilidade pode ser assimilada se houver desde cedo o devido estímulo.
E não é à toa que o ambiente de instrumentalização e musicalização infantil é projetado para uma evolução rápida, lúdica e prazerosa, visando a consolidação do talento musical ainda na primeira infância!
Saindo um pouco das salas de aula e pensando no ambiente doméstico, todavia, entretanto, o estímulo ao aprendizado também se faz necessário no relacionamento entre pais e filhos.
Seja acompanhando as lições de casa, apresentando repertórios ou incentivando a prática constante, Suzuki já dizia que “uma quantidade ilimitada de habilidade se desenvolve quando pai e filho estão se divertindo juntos”.
3- “Nenhum talento é pequeno demais para uma tentativa”
Os resultados atingidos por Shinichi Suzuki, aliados à neuroplasticidade infantil, comprovam o talento musical não como um dom inato, mas como uma habilidade que pode ser desenvolvida quanto antes se ensina.
Afinal, se o intuito é alcançar a maestria musical ainda na infância, uma metodologia bem trabalhada e um bom estímulo familiar ajudam a construir noções que embasam e aceleram o aprendizado.
“Sem parar, sem pressa, cuidadosamente dando um passo de cada vez, certamente irá chegar lá” – Shinichi Suzuki
Isso sem falar na importância de outra virtude muito ressaltada pelo lendário violinista: a persistência!
Afinal, se a maioria das habilidades se desenvolvem com esforço, é preciso acreditar nos nossos filhos e estimular uma postura corajosa, seja na escola, nos esportes ou no dia a dia: isso os tornará muito mais autoconfiantes e assertivos!
4- A memória aumenta a capacidade de retenção e reduz o tempo de aprendizado
Se hoje a neurociência mostra a importância de estimular a capacidade de memorização e raciocínio lógico da criança, pasme: Shinichi Suzuki já defendia essa tese no século XX!
Além de acelerar o aprendizado dos instrumentos e do canto, o exercício da memória de curto e longo prazo pode melhorar o desempenho escolar, e até mesmo a autoestima.
Dito isso, jogos de raciocínio, aprender uma 2ª língua, atividades físicas e leituras, assim como o próprio aprendizado musical, fortalecem as sinapses por trás da memória, criatividade, pensamento lógico e resolução de problemas.
Ufa! Viu quanta coisa você acabou de aprender a partir da filosofia do Dr. Shinichi Suzuki?
Pois saiba que esses são apenas alguns ensinamentos vivenciados na Escola de Música Suzuki de São Paulo, há mais de 30 anos trazendo para o Brasil o que há de melhor no método. Clique e agende sua aula experimental!