5 hobbies para crianças que vale a pena incentivar (e por que a música é um deles!)

Você sabe qual a melhor parte dos hobbies para crianças?

É que eles podem ser executados no tempo livre não por obrigação, mas por puro prazer e com o objetivo de relaxar a mente!

E tamanho é o benefício desses momentos de descontração que eles são considerados fundamentais não para reduzir o estresse, mas também para otimizar as habilidades cognitivas por trás da aprendizagem infantil.

Dito isso, não é à toa que a prática de esportes, atividades musicais, dança e artesanato são extremamente bem-vindas como hobbies para crianças, e a seguir você vai entender por que o seu filho precisará deles daqui para a frente.

Por que vale a pena investir em hobbies para crianças?

Além de contribuir no seu desenvolvimento global, os hobbies para crianças são práticas saudáveis que visam o lazer: é o caso de atividades como ballet, natação, artes marciais e aulas de música infantil.

Mas é importante que os pais fiquem atentos, pois a atividade deve ser escolhida como fonte de satisfação para os pequenos, e não imposta como mais uma obrigação, de modo a proporcionar benefícios como:

1. Estímulo ao desenvolvimento cerebral a partir dos hobbies para crianças

Aprender a tocar um instrumento ou fazer aulas de musicalização infantil são exemplos de hobbies para crianças conhecidas por desenvolver a massa cinzenta e melhorar a coordenação dos hemisférios cerebrais, estimulando assim a memória, o raciocínio e a aprendizagem.

Incrível, não acha?!

1. Os hobbies para crianças melhoram a autoestima

Os hobbies para crianças são conhecidos por nos fazer descobrir os dons que nos tornam únicos e especiais, sem falar na superação dos desafios inerentes à aprendizagem, que promove a compreensão acerca da própria capacidade de superar os problemas.

1. Os hobbies para crianças combatem o stress infantil

À medida que liberam hormônios responsáveis pelo bem-estar, os hobbies para crianças ajudam os pequenos a extravasar eventuais emoções negativas, melhorando o bem-estar e o humor dos nossos filhos.

1. Turbinando o rendimento escolar…

Ao deixar a criança mais relaxada, um bom hobbie é capaz de estimular o foco e a disposição, além de promover o senso de dedicação e responsabilidade fundamental para um bom desempenho escolar

Inspire-se com estas 5 ideias de hobbies para crianças!

A escolha de um hobbie para crianças deve ser feita em comum acordo com o seu filho, já que o interesse pela atividade deve ser genuíno.

Se o pequeno não se interessa em aprender uma segunda língua, por exemplo, pode até ser importante matriculá-lo numa escola de idiomas – mas é preciso ter em mente que não estaríamos tratando aqui de um hobby, e sim uma obrigação.

Dito isso, a boa notícia é que a maior parte das crianças já demonstra desde cedo as suas inclinações: mas se o seu pequeno ainda não demonstrou nenhum interesse específico, as aulas experimentais te ajudarão na escolha.

E para te ajudar nessa decisão, elencamos a seguir algumas boas sugestões de hobbies para crianças que vale a pena considerar:

1. Atividades musicais: trata-se de um excelente hobby para crianças, pois para conseguir aprender um instrumento é necessário exercitar a paciência, a dedicação e constância, sem falar nos efeitos da música no cérebro e na construção de valores humanos essenciais em vários momentos da vida.
  1. Leitura infantil: desenvolver o hábito da leitura é uma forma de ampliar o vocabulário, incentivar a criatividade e – é claro! – estimular o raciocínio, a memória e a concentração.

Desde muito cedo, a leitura infantil deve ser inserida na rotina da criança como um momento de descontração e relaxamento, com os próprios pais lendo para elas na hora de dormir.

1. Esportes: além de ajudar na socialização, o gasto energético proporcionado pela atividade física na infância pode ser excelente quando o intuito é estabelecer uma rotina de sono, melhorar o rendimento escolar e prevenir os sintomas da ansiedade infantil.
  1. Dança: além de trabalhar o senso de trabalho em equipe e memória, trata-se da perfeita união entre arte e exercício físico, capaz de divertir e trabalhar toda a musculatura corporal, além do equilíbrio, coordenação motora e postura.
  1. Teatro: até mesmo a criança tímida pode se beneficiar dessa atividade que não só é altamente benéfica para a socialização na infância, como também desenvolve a memória, a concentração e autoestima dos pequenos.

E aí? Gostou das ideias de hobbies para crianças?

Sem dúvida, os momentos de lazer e descontração são fundamentais na infância e em hipótese alguma devem ser negados aos nossos filhos. Dito isso, qual das opções acima você já tem em mente?