Transcendendo o simples entretenimento, o que não faltam são benefícios da música para a saúde mental e física, e é sobre isso que falaremos neste post!
Do aumento da imunidade à melhoria do sono, os impactos de escutar e aprender música vão além do prazer auditivo, apresentando uma função significativa no bem-estar de crianças e adultos.
Este artigo abordará os 5 aspectos menos conhecidos – mas notáveis! – dos efeitos terapêuticos da música que poderão mudar a sua vida. Pronto para essa aventura?!
Benefícios da música para a saúde: prepare-se para se surpreender!
Em um mundo cada vez mais marcado pela ansiedade e os seus impactos a longo prazo, os benefícios da música para a saúde surgem como um porto seguro para quem busca uma boa qualidade de vida.
Seja aprendendo um instrumento do zero ou simplesmente ouvindo a sua canção favorita, o que não faltam são maneiras de usufruir da música em prol do nosso bem-estar. Confira abaixo 5 maneiras de fazer isso:
1- Benefícios da música para a saúde: redução do estresse
Quando o assunto são os benefícios da música para a saúde, a relação entre música e saúde mental já é mais do que comprovada pela ciência: estudos mostram que ouvir música relaxante pode modular a resposta do sistema nervoso autônomo, resultando em uma sensação de calma e equilíbrio.
Isso não é incrível?!
Pois saiba que incorporar sessões musicais na rotina diária pode ser uma estratégia valiosa para gerenciar o estresse e até mesmo a ansiedade infantil: aprender música, por outro lado, proporciona um hobby capaz de conectar crianças e adultos com os próprios sentimentos, estimulando ainda mais a autoconfiança e o gerenciamento emocional.
2- Benefícios da música para a saúde na gestação
Os benefícios da música para a saúde na gravidez são incontáveis: desde a aproximação entre pais e filhos até a prevenção do esgotamento por estresse materno, a música sempre foi uma grande aliada das futuras mamães.
E foi pensando nisso que, em parceria com o educador japonês Shinichi Suzuki, foi criado no século XX o Suzuki Early Childhood Education (SECE), programa de musicalização infantil para mamães gestantes e bebês, conhecido por estimular o talento musical e desenvolver o bem-estar através da música na gestação.
3- Benefícios da música para a saúde imunológica?!
Sim, isso mesmo: estudos sugerem que ouvir e estudar música são atividades que não só aumentam a produção das células de defesa, mas também modulam os níveis de hormônios relacionados ao sistema imunológico, a partir da liberação de endorfinas no nosso organismo.
Em outras palavras, integrar uma variedade de estilos musicais à nossa rotina e expor os nossos filhos à iniciação musical pode ajudar no desenvolvimento de um sistema imunológico mais robusto e pronto para nos proteger!
4- Benefícios da música para a saúde do sono
A música também desempenha um papel significativo na qualidade do sono: ouvir músicas tranquilas antes de dormir pode induzir um estado relaxado, facilitando a transição para os estágios de sono mais profundos.
Isso vale especialmente para a música clássica e os sons da natureza, que têm o poder de diminuir a agitação cerebral, preparando o corpo e a mente para um descanso reparador (integrar uma playlist tranquila à rotina noturna também pode prevenir o terror noturno e ajudar o seu filho a dormir no quarto!)
4- Uma fonte de estímulo cognitivo
Essa é para quem está em busca de como melhorar a memória e a concentração: você sabia que, além de acalmar e trazer sentimentos à tona, a música também estimula a atividade cerebral?!
Pois saiba que a memória, o foco e o raciocínio lógico são diretamente estimulados quando aprendemos instrumentos como o violino, o violoncelo e o piano: isso porque um dos efeitos da música no cérebro é estimular a formação de redes neurais em todas as suas áreas, melhorando o desenvolvimento cognitivo sobretudo de crianças.
Por fim, não há dúvidas de que os benefícios da música para a saúde podem melhorar nossa qualidade de vida: por isso, permita-se mergulhar nas notas harmoniosas que não apenas encantam os ouvidos, mas também nutrem o corpo, a mente e a alma.
E mais: clicando no link, você terá acesso ao nosso post sobre como definir a melhor escola de música para o seu seu filho. Pronto para mais uma aventura?!