6 benefícios da música na gravidez que (provavelmente!) nunca lhe passaram pela cabeça

Desde o impacto na conexão emocional entre mãe e filho até o desenvolvimento cognitivo do futuro bebê, você conhece os benefícios da música na gravidez?

Nesse artigo, você ficará por dentro de 6 vantagens pouco conhecidas, mas que farão toda a diferença: descubra como uma trilha sonora cuidadosamente selecionada pode contribuir para uma gestação mais saudável e harmoniosa, desvendando benefícios da música na gravidez que provavelmente você nunca imaginou!

E então, o que está esperando? Continue a leitura e conheça os benefícios da música na gravidez!

6 benefícios da música na gravidez que você precisa conhecer

O controle dos sintomas da gestação, o desenvolvimento de habilidades antes mesmo do nascimento e aproximação entre pais e filhos são alguns dos principais benefícios da música na gravidez, e não há dúvidas que ouvir as suas canções favoritas irá contribuir (e muito!) para uma gestação mais saudável e harmoniosa.

Quer saber mais? Então continue a leitura e conheça os 6 principais benefícios da música na gravidez:

1. Quais são os benefícios da música na gravidez? Prevenção do burnout materno

Ocupando o topo da lista de benefícios da música na gravidez, a redução do estresse materno se dá pela diminuição cientificamente comprovada dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse) durante a gravidez.

Em outras palavras, a música clássica e os ritmos relaxantes contribuem para um estado de espírito positivo e proporcionam diversos benefícios emocionais nesse momento tão especial!

2. Benefícios da música na gravidez: um poderoso estímulo cognitivo

Capaz de escutar e processar sons a partir da 20ª semana, o futuro bebê também tem experiência (e muito!) Os benefícios da música na gravidez: afinal, os efeitos da música no cérebro transcendem o prazer auditivo, influenciando positivamente a formação do cérebro e contribuindo para o potencial intelectual.

Além do fortalecimento das sinapses neurais, as atividades de iniciação musical através das aulas de musicalização infantil também desenvolvem o ouvido musical ainda na vida intrauterina, futuramente permitindo que a criança aprenda um instrumento musical com muito mais facilidade.

3. Fortalecimento do vínculo emocional como um dos benefícios da música na gravidez

Já dizia o educador Shinichi Suzuki que a “música é a linguagem do coração sem palavras”, e não é à toa que a criação de memórias afetivas através do repertório musical também é um dos benefícios da música na gravidez.

Afinal, escolher um repertório significativo é um convite para emoções que fortalecem o vínculo com o bebê antes mesmo do nascimento: ao reproduzir essas mesmas músicas após o parto, o bebê se sentirá mais acolhido e seguro, concretizando ainda melhor os laços familiares.

4. Benefícios da música na gestação: uma forma de autocuidado

Dançar suavemente ao som de uma melodia tranquila promove a atividade física moderada, o que não só contribui para a saúde cardiovascular, mas também melhora a postura, reduz a tensão sobre os músculos e alivia o desconforto físico associado à gestação.

5. Um estímulo ao bem-estar emocional

Além do prazer auditivo, o forte vínculo entre música e saúde mental se deve à liberação das endorfinas, “hormônios da felicidade”, que proporcionam um reforço às emoções tanto da mãe quanto do bebê: essa atmosfera positiva não só influencia o estado de espírito, mas também contribui para um ambiente emocionalmente enriquecedor durante a gestação.

6. Facilitação do sono materno

Através da redução dos níveis de alerta, melodias suaves têm o potencial de facilitar o sono materno: ao incorporar músicas relaxantes na rotina noturna, as mães podem experimentar um sono mais tranquilo, não apenas beneficiando o bem-estar, mas também promovendo uma atmosfera serena para o bebê.

Agora que você já sabe quais são os benefícios da música na gravidez, é hora de soltar o som e aproveitar ao máximo essas vantagens: na Escola de Música Suzuki, recém-nascidos e futuros bebês têm muito a aprender durante as aulas de musicalização infantil. Clique no link e saiba mais!