Música e saúde mental: o que a série Wandinha tem a te ensinar sobre isso?

Nesse post, vamos falar um pouco sobre o que muitos não sabem sobre a relação entre música e saúde mental, um tema de grande importância na ciência e – é claro! – no nosso dia a dia.

Afinal, quantas vezes você já precisou daquela sua canção preferida em momentos de sobrecarga emocional, ou mesmo para dar aquela injeção de ânimo na hora de se exercitar?

E mais: quantas vezes nós, pais, já não utilizamos a música ao nosso favor na hora de entreter, acalmar ou até mesmo ensinar algo novo aos nossos filhos?

Seja na infância ou na vida adulta, a música e a saúde mental andam sempre de mãos dadas, e no final desta leitura você vai perceber exatamente onde a série Wandinha entra como exemplo. Continue a leitura e saiba mais!

Música e saúde mental: qual a relação?

Para além do bem-estar momentâneo, muitos estudos científicos já comprovaram as vantagens de escutar uma canção ou mesmo aprender um instrumento, estabelecendo um vínculo entre música e saúde mental

Vejamos a seguir alguns desses benefícios:

• A redução da ansiedade sinaliza a relação entre música e saúde mental

O simples ato de tocar um instrumento ou ouvir música já ajuda a distrair a mente e estimula a liberação da dopamina, hormônio fundamental no combate à ansiedade, à depressão e até mesmo a irritabilidade infantil.

Isso sem falar na melhoria do autoconhecimento e da autoestima, uma vez que a conquista de talentos e a oportunidade de expressar as emoções consolidam os valores humanos e edificam a personalidade.

• Um agente potencializador do cérebro

Além das vantagens em nível emocional, a atividade musical também favorece a concentração, estimula a criatividade e contribui com o desenvolvimento do raciocínio lógico, na medida em que aumenta a capacidade de processamento cerebral.

Um dos benefícios da música clássica, por exemplo, é a potencialização da capacidade de manter o foco por longos períodos de tempo (dica: experimente colocar uma música clássica de fundo ao estudar para aquela prova ou ajudar o seu filho na lição de casa. Você não vai se arrepender!)

• Doses diárias de ânimo

Você conhece alguém que não resiste àquela musiquinha na hora de lavar a louça, fazer a faxina ou ir à academia?

É provável que diversos exemplos já tenham passado pela cabeça, e nada mais compreensível: ao ouvir música, o trabalho parece ser menos penoso e automaticamente nos sentimos com mais ânimo e disposição. Muito legal, não é verdade?!

• Um forte elemento de socialização

Seja compartilhando a sua playlist ou fazendo parte de um fã clube, a música favorece a socialização na infância e permite que façamos novas amizades inclusive quando transformamos a música em um hobby: é nas aulas coletivas que a inteligência social é trabalhada e novos vínculos sociais são formados.

O que Wandinha Addams tem a nos ensinar sobre a relação entre música e saúde mental?

Um excelente exemplo dos benefícios da música para a saúde mental, a série Wandinha, da Netflix, é uma adaptação do clássico Família Adams e tem como protagonista a filha do casal em sua fase adolescente, com 16 anos de idade.

Enviada contra a sua vontade para uma escola de excluídos, a personagem não apenas se depara com dificuldades sociais, como também se vê diante de vários problemas e mistérios a serem decifrados.

Mas não é só isso: como hobby, é no violoncelo que Wandinha encontra o seu refúgio nos momentos de maior tensão, revigorando o seu estado de ânimo ao aliviar o peso emocional e externar os sentimentos mais profundos.

Impressionante não acha?

Pois saiba que assim a música age em nosso estado emocional: acalma quando estamos agitados, anima nos momentos de tristeza e – mais importante! – nos conecta com nós mesmos e o mundo à nossa volta.

Quanto mais se multiplicam as evidências, mais irrefutável fica a relação entre música e saúde mental: é a filha do casal Gomez e Morticia Addams é sem dúvidas uma incrível personificação desse fato!

Para Wandinha, o violoncelo é mais do que um simples instrumento musical: é sua fonte de prazer, energia vital, autoconhecimento e superação em meio às dificuldades inerentes tanto à infância quanto à vida adulta.
Quer saber mais? Confira nosso post completo sobre aulas de música infantil e descubra o passo a passo para escolher a melhor escola de música para o seu filho!