Como melhorar a memória e a concentração? 5 maneiras pelas quais a música pode ajudar!

Num cenário repleto de desafios para o desenvolvimento cognitivo de nossos filhos, saber como melhorar a memória e a concentração é fundamental, e não há dúvidas que a música pode ser uma excelente ferramenta para as habilidades intelectuais, motoras e linguísticas na infância.

Seja pelas melodias suaves que acalmam a mente, ou pelos ritmos enérgicos que estimulam o foco, a verdade é que a música e a neurociência andam de mãos dadas: nesse artigo, vamos descobrir como melhorar a memória e a concentração através das notas, melodias e canções. Siga com a gente!

Como melhorar a memória e a concentração do seu filho através da música?

No intuito de saber como melhorar a memória e a concentração durante a infância, diversos estudos comprovaram o surgimento e a intensificação das sinapses neurais como um dos grandes efeitos da música no cérebro nos primeiros anos de vida, destacando a eficácia da aprender a tocar um instrumento ainda na infância.

Mas e então? Você sabe de que forma isso acontece? Contaremos a seguir de que maneiras a música pode nutrir as habilidades mentais do seu filho:

1. Como melhorar a memória e a concentração? Melodias tranquilas para uma mente serena

A exposição a melodias suaves e relaxantes não apenas acalma os ânimos, mas também pode ter um efeito significativo na memória: estudos sugerem que ouvir músicas tranquilas reduz os níveis de irritação, medo e ansiedade infantil, permitindo que o cérebro opere em sua capacidade máxima.

E aqui a mágica acontece: de acordo com a neurociência e a própria Filosofia Suzuki, um ambiente tranquilo e livre de pressão é a chave para o estímulo da memória, foco e aprendizagem, potencializando de maneira impressionante o desempenho escolar e os resultados nas aulas de música infantil.

1. Ritmos enérgicos para estimular o foco

Melodias animadas têm o poder de aumentar os níveis de alerta e estimular a atividade cerebral, o que pode ser particularmente útil durante as sessões de estudo e ao ajudar na lição de casa, quando a criança precisa manter a atenção por um período mais longo.

1. Aprendizado lúdico com músicas temáticas

Transformar informações em músicas ou jingles personalizados pode ser uma técnica eficaz para impulsionar a memorização: ao criar versos que contenham fatos importantes, datas ou conceitos, as crianças podem transformar o processo de memorização em algo divertido e criativo. A musicalidade adiciona uma camada de memorabilidade, tornando mais fácil lembrar informações quando necessário!

1. Instrumentos musicais como potencializadores cognitivos

Assim como a musicalização infantil para bebês, a prática de instrumentos como o violino, o piano e o violoncelo ainda na infância está associada a melhorias significativas não só na coordenação motora, mas também na criatividade, raciocínio lógico, resolução de problemas e desempenho escolar. Aprendendo a tocar com a metodologia Suzuki, os pequenos estão treinando diversas áreas do cérebro de maneira integrada!

1. Atingindo o ápice da criatividade

Desde a música clássica até gêneros como o pop, o jazz e o world music, expor as crianças a uma variedade de gêneros musicais pode enriquecer a sua experiência musical e estimular diferentes áreas do cérebro, contribuindo para um desenvolvimento cognitivo mais abrangente e uma criatividade infantil fortemente aguçada.

Quanto mais diverso e abrangente for o seu repertório imaginativo, maiores as possibilidades de associação, processamento de informações e criação de mnemônicos naturais que potencializam a memória: desde o bom rendimento escolar até a maior capacidade de resolver problemas, o que não faltam são vantagens de desenvolver o pensamento criativo através da música!

Se a dúvida é como melhorar a memória e a concentração, a música é a resposta: na Escola de Música Suzuki, trabalhar a cognição é abrir oportunidades para que os pequenos desenvolvam o caráter, a criatividade e o intelecto, através de uma abordagem lúdica visando a excelência musical ainda na infância. Saiba mais!