Blog

Música na Infância: 8 Maneiras de Ajudar o seu Filho nas Aulas de Música (e a Importância do Método Suzuki!)

Hoje vamos discutir um assunto que todos os papais e mamães já ouviram falar: a música na infância e a sua influência no desenvolvimento dos pequenos.

Desde a criatividade e o raciocínio até as habilidades socioemocionais, aprender um instrumento desde cedo pode ser um excelente estímulo ao desenvolvimento infantil, sem falar que representa uma inesgotável fonte de alegria não só na infância, mas para toda a vida.

Então vamos supor que você decidiu iniciar o seu filho no Universo musical e já até o matriculou em uma ótima escola: o que mais é necessário para estimular a música na infância?

Nesse post, vamos abordar 8 maneiras de incentivar o aproveitamento das aulas, o amor pela música e a vontade de viver cada aprendizado. Saiba mais a seguir!

8 dicas para estimular a música na infância

Fundador do maior método de educação infantil na história da música, o violinista Shinichi Suzuki foi um grande defensor da família como fonte de apoio, motivação e estímulo à música na infância.


E não é para menos: além de incentivar a persistência, a prática e o enfrentamento dos desafios, a presença dos pais nas aulas de música infantil permite um ambiente de compreensão, acolhimento e muito incentivo.

“O futuro de uma criança está nas mãos dos pais”

Shinichi Suzuki (1898 – 1998)

Mas para além do ensino coletivo e aulas individuais com os professores, a filosofia Suzuki também destaca a importância de trazer a prática dos instrumentos para o dia a dia: 

Nesse contexto, o apoio dos pais se torna fundamental para o fortalecimento da técnica e aplicação dos aprendizados musicais no cotidiano infantil. Que grande responsabilidade, não é mesmo?

Mas calma: se você ainda está começando todo esse processo de iniciação à música na infância, as dicas abaixo te ajudarão a seguir nessa jornada que – sem dúvidas – será uma das mais recompensadoras da sua vida.

  1. O lar como ambiente de apoio à música na infância – desde a prática do ouvido musical até os benefícios para a saúde psicológica, ouvir música proporciona muitas vantagens para a criança enquanto músico e enquanto ser humano.

Por isso, não hesite em tocar diferentes estilos musicais, cantar junto e dançar na companhia do seu filho, mas incentive também a prática dos aprendizados obtidos em sala de aula: isso fará toda a diferença na evolução musical do seu pequeno.

  1. Defina qual método melhor se adequa à sua necessidade – certifique-se de que a escola de música escolhida oferece um ambiente acolhedor, professores capacitados e uma metodologia pedagógica adequada à idade do seu filho.

Entre as maiores metodologias de ensino, o método Suzuki entende que, semelhante à forma como aprendem a falar, todas as crianças podem desenvolver o talento musical: isso é possível graças à metodologia baseada na escuta, repetição e imersão em um ambiente musical acolhedor.

  1. Participe ativamente das aulas – além de acompanhar a evolução, comparecer às aulas e participar nas atividades propostas pelo professor, demonstre estar genuinamente interessado no processo: isso motivará o seu filho a manter a constância e, é claro, se divertir com a jornada!
  1. Estabeleça uma rotina de práticas – a prática regular é de grande importância para aprender um instrumento musical: por isso, reserve um tempo diário para a prática do instrumento e incentive o seu filho a se comprometer com essa rotina.
  1. Incentive a criatividade musical – além dos momentos voltados para a técnica e revisão dos aprendizados, permita que o seu filho componha suas próprias músicas, improvise e experimente diferentes arranjos: isso será de grande importância no desenvolvimento da criatividade musical.
  1. Valorize o esforço e a persistência – o processo de aprender música requer tempo, dedicação e paciência, não podendo de maneira alguma ser alvo de pressão.

Em outras palavras, recomenda-se que os pais valorizem o esforço da criança em cada conquista, mesmo diante de eventuais dificuldades: incentive a persistência e a dedicação, mas não esqueça que cada criança tem seu tempo.

  1. Promova apresentações informais – outra recomendação é fazer bom uso das oportunidades de estimular a confiança nas apresentações em público: além dos recitais, improvisar pequenas demonstrações em casa pode ajudar (e muito!) na preparação emocional para os palcos.

Longe de ser apenas um hobby, a música na infância proporciona incontáveis benefícios para a evolução musical, cognitiva e motora dos pequenos músicos.
Agora que você já sabe como incentivar o aprendizado musical na infância, acesse nossos posts para mais dicas sobre musicalização e desenvolvimento infantil. Um abraço e até mais!

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

        Ir para o WhasApp
        Escola de Música Suzuki
        Ficamos felizes que esteja aqui!
        Como podemos ajudar?