Como desenvolver a memória musical? Descubra por que crianças possuem mais facilidade

Você sabe, de fato, o que é e como desenvolver a memória musical? E mais: alguma vez já te disseram que crianças possuem uma aptidão natural para aprender qualquer instrumento?!

Além de adentrar nas razões que tornam os pequenos tão proficientes, vamos explicar as estratégias que turbinam a capacidade de recordar os mais diversos elementos sonoros, elevando o aprendizado musical do seu filho.

Ao desvendar como desenvolver a memória musical, os pais estarão melhor equipados para nutrir o potencial musical desde cedo, estimulando a formação da criança enquanto músico e enquanto ser humano. Continue a leitura!

Como desenvolver a memória musical?

Antes de descobrir como desenvolver a memória musical, vale destacar a importância dessa habilidade que permite reter e lembrar de melodias, harmonias, ritmos e letras, influenciando diretamente a capacidade de tocar instrumentos, cantar e apreciar o mundo da música.

Além de enriquecer a sensibilidade e o apreço pela música, desenvolver essa capacidade não só ajuda a melhorar a memória e a concentração, mas também potencializa os efeitos da música no raciocínio lógico, na inteligência emocional e no desempenho escolar. Incrível, não acha?

E o melhor de tudo é que essa habilidade pode ser incentivada através de hábitos simples, mas que fazem toda a diferença no aprendizado musical:

1- Como desenvolver a memória musical? Ouça música regularmente

O primeiro passo de como desenvolver a memória musical é se expor a variados gêneros, com destaque para a música clássica. Além de otimizar os efeitos da música no cérebro e os benefícios da música para a saúde, enriquecer a experiência auditiva faz toda a diferença na hora de aprender um instrumento.

2- Como desenvolver a memória musical? Exercite o canto

Além de ajudar na internalização de ritmos e letras, as aulas de canto para crianças e adultos são mais um caminho para desenvolver a memória musical, exercitar as habilidades linguísticas e reduzir a timidez.

3- Como desenvolver a memória musical? A importância de dançar ao som da música

A dança não apenas promove a coordenação motora, mas também ajuda a memorizar padrões rítmicos e melódicos. Mais que isso: movimentar-se ao som da música reforça a conexão entre o corpo e a memória musical!

4- Brincar com instrumentos musicais

Experimentar e aprender um novo instrumento, mesmo que de forma lúdica, desenvolve a percepção auditiva e a coordenação motora: brincar com instrumentos de corda, sopro e percussão oferece uma experiência tátil e auditiva que consolida a memória musical.

5- Participar de atividades musicais

As aulas de música infantil e para adultos proporcionam um ambiente estruturado para aprender e praticar, fortalecendo a memória musical através da colaboração com outros instrumentistas.

Agora que você já sabe como desenvolver a memória musical, chegou a hora de responder a essa que é a dúvida de muitos: afinal, o que justifica a facilidade das crianças não só em desenvolver a memória musical, mas também em aprender qualquer instrumento do zero?

E para chegarmos a essa resposta, diversas explicações justificam a vantagem de começar a estudar música o mais cedo possível:

Neuroplasticidade em alta! – a infância é uma fase de alta neuroplasticidade: o cérebro se adapta facilmente em resposta aos novos estímulos. Tamanha rapidez em formar novos circuitos e sinapses permite que o cérebro absorva e retenha as informações sem muito esforço.

Poucas inibições musicais e medos – comparado aos adultos, a frequência com a qual crianças se deparam com inibições associadas ao aprendizado musical costuma ser menor. A disposição para experimentar e se envolver sem receios, por sua vez, contribui para um aprendizado mais eficaz.

O rápido desenvolvimento do GABA – o neurotransmissor GABA, associado à aprendizagem, apresenta um rápido aumento em crianças durante as sessões de aprendizagem. Isso contribui para estabilizar e consolidar as informações musicais recentemente adquiridas.

Neste post destacamos a importância de desenvolver a memória musical e investir no desenvolvimento das habilidades musicais das crianças para garantir benefícios a longo prazo.

Assim, o SECE (Suzuki Early Childhood Education) é um programa de educação musical focado em desenvolver as bases sensoriais para o aprendizado da musica desde os primeiros momentos da vida, cultivando, através da metodologia Suzuki, o talento musical na primeira infância.

Ficou curioso e deseja saber mais? Então clique e conheça o nosso programa de musicalização infantil!