Neurociência na educação infantil: descubra como o método Suzuki se alinha a essa tendência

Você sabe, de fato, como a neurociência na educação infantil e o método Suzuki convergem para potencializar o desenvolvimento na infância?

Se a sua resposta foi “não”, chegou a hora de desvendar como o método, voltado para crianças desde a gestação até os seis anos, se alinha com princípios neurocientíficos, estimulando não apenas habilidades musicais, mas também o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

A seguir, vamos entender como o método Suzuki e a neurociência na educação infantil podem proporcionar ao seu filho uma abordagem inovadora e eficaz. Seja bem-vindo e boa leitura!

Neurociência na educação infantil: quais os benefícios?

Visando a interconexão entre o ambiente de aprendizado, a saúde emocional e as capacidades cognitivas, a neurociência na educação infantil potencializa as estratégias pedagógicas ao compreender o desenvolvimento, as respostas e os mecanismos do cérebro na infância, com fundamentos que incluem:

O desenvolvimento cerebral: abrangendo desde a gestação até os primeiros anos de vida, a neurociência na educação infantil proporciona o nivelamento entre os métodos de ensino-aprendizagem e os principais marcos do desenvolvimento, aproveitando as características de cada fase para estimular um desenvolvimento saudável.

As sinapses e aprendizado: outro objetivo da neurociência na educação infantil é estimular, de forma adequada, a formação de sinapses – conexões entre células nervosas que permitem a memória, o raciocínio e os processos mentais indispensáveis para um melhorar o desempenho escolar.

Cognição, emoções e aprendizagem: a neurociência na educação infantil também reconhece o vínculo entre cognição, arquitetura cerebral e aprendizagem, destacando a importância do equilíbrio e da inteligência emocional na formação da base cognitiva.

Ambiente estimulante: outro objetivo da neurociência na educação infantil é proporcionar experiências sensoriais variadas, promovendo a criatividade, a curiosidade e o interesse através de metodologias ativas de ensino.

Metodologias inovadoras: a neurociência na educação infantil tem como pilar a aplicação das novas descobertas neurocientíficas no planejamento pedagógico, visando melhorar o engajamento, a retenção de informações e o desenvolvimento global.

Com diversos fundamentos científicos por trás de cada abordagem, a inegável importância da neurociência nas instituições de ensino se evidencia nos seguintes benefícios:

Estímulo cognitivo: ao compreender o funcionamento do cérebro nos primeiros anos de vida, a neurociência na educação infantil age de maneira específica no desenvolvimento da cognição, aprimorando o foco, a memória e o raciocínio lógico-matemático.

Foco na saúde emocional: a neurociência na educação infantil destaca a interconexão entre emoções e aprendizado, priorizando um ambiente estável e acolhedor, onde as crianças aprendem a expressar e gerenciar os próprios sentimentos de forma construtiva.

Adaptação de metodologias: os métodos freiriano, Suzuki e construtivista são exemplos de novas abordagens alinhadas ao avanços neurocientíficos, facilitando a aquisição e a retenção de conhecimento com base nas descobertas mais validadas.

Metodologia Suzuki e neurociência na educação infantil: qual a relação?

Um dos princípios da neurociência na educação infantil é a elevada neuroplasticidade do cérebro na infância, que permite absorver e reter informações musicais com uma facilidade no mínimo impressionante!

Mais que isso: além de ser um dos mais recomendado hobbies para crianças, a música proporciona vantagens extraordinárias para o cérebro infantil, que vão desde o aprimoramento dos sete tipos de inteligência até a criação de memórias afetivas com os pais.

E é aqui que entra a metodologia Suzuki, abordagem sistematizada partir do princípio de que a música pode ser aprendida de forma semelhante à língua materna: além das aulas de música para crianças de até 6 anos, o programa SECE de iniciação musical leva esse conceito para a gestação, aproveitando flexibilidade cerebral dos pequenos para cultivar um talento musical precoce.

Nesse post, você aprendeu não só o que propõe a neurociência na educação infantil, mas também qual a sua aplicação na Filosofia Suzuki, abordagem que permite aprender, ainda na infância, até mesmo os mais complexos instrumentos. Clique para conhecer a Escola de Música Suzuki!