Oferecer experiências enriquecedoras que estimulem o desenvolvimento cognitivo e emocional é muito importante, e uma das maneiras mais eficientes de promover essa evolução é através da musicalidade na infância.
Mais que isso: quando se trata de desenvolver a habilidade no canto e nos mais diversos instrumentos musicais, o método Suzuki se destaca entre os métodos de ensino musical – nesse post, apresentaremos 5 motivos para matricular o seu filho em uma escola Suzuki.
Musicalidade na infância: por que o Método Suzuki é um potencializador?
Desenvolvido pelo músico e filósofo japonês Shinichi Suzuki, o método Suzuki parte do princípio de que todas as crianças possuem a capacidade de desenvolver o talento musical e a musicalidade na infância.
“Talento não é um acidente de nascimento. Na sociedade de hoje, muitas pessoas parecem ter a ideia de que, se alguém nasce sem talento, não há nada que ele possa fazer sobre isso; elas simplesmente se resignam ao que consideram ser seu destino”
Shinichi Suzuki (1898-1998)
Nas aulas de música infantil, os alunos Suzuki são ensinados por uma abordagem que se assemelha ao aprendizado da língua materna: através de um ambiente musical imersivo, a musicalidade é desenvolvida através da audição e reprodução de peças musicais.
Além disso, a aprendizagem na metodologia Suzuki se baseia na prática constante e gradual: as crianças iniciam pelas composições simples e gradualmente avançam para as mais complexas, consolidando a repetição como ferramenta de progresso na música.
“Eu vim para a conclusão definitiva de que a capacidade musical não é um talento inato mas uma habilidade que pode ser desenvolvida.”
Shinichi Suzuki (1898-1998)
Além da técnica e da prática, as aulas de música Suzuki também enfatizam a inteligência emocional, o autoconhecimento e a expressividade: além de comunicarem as emoções de maneira saudável, a expressão através da música ajuda a prevenir sintomas de timidez, irritabilidade e ansiedade infantil.
Dito isso, confira abaixo as 4 razões que tornam o método Suzuki a maior referência no trabalho da musicalidade na infância:
- Desenvolvimento da escuta como base da musicalidade na infância
Assim como todos aprendemos a falar, ler e escrever, a musicalidade na infância está longe de ser um talento inalcançável: com a ajuda da Filosofia Suzuki, a técnica instrumental, a memória e o ouvido musical são desenvolvidos de modo prático, lúdico e intuitivo.
Além de embasar o aprendizado dos instrumentos de corda, sopro e percussão, a capacidade de distinguir notas e ritmos a partir da escuta é o que permite os mais incríveis efeitos da música no cérebro: desde a criatividade e o desempenho escolar até a facilidade em aprender novos idiomas!
- A importância da expressão emocional para a musicalidade infantil
Além de ser uma linguagem Universal, a música consiste em um importante mecanismo de expressão: não é à toa que o método Suzuki valoriza o desenvolvimento da linguagem musical desde os estágios iniciais, estimulando a emoção e o autoconhecimento através da musicalidade na infância.
- Desenvolvendo a socialização através da musicalidade infantil
Uma boa escola Suzuki proporciona um ambiente de aprendizado em grupo, onde as crianças têm a oportunidade de interagir com seus pares e desenvolver a socialização na infância.
Através do ensino coletivo, recitais e apresentações em conjunto, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, a respeitar os outros músicos e a apreciar a importância da colaboração: essas habilidades são transferíveis para outras áreas da vida, fortalecendo o senso de comunidade e construindo relacionamentos saudáveis.
- Desenvolvimento da disciplina e autoconfiança
Através da prática regular, do aprendizado progressivo e do incentivo dos professores, a disciplina adquirida na prática diária faz com que os alunos Suzuki aprendam a organizar seu tempo, estabelecer metas e persistir diante das dificuldades.
Essas habilidades sem dúvida são transferíveis para diversos aspectos da vida, promovendo incontáveis benefícios para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional dos futuros adultos.