Reconhecida pela Suzuki Association of the Americas.

Como ensinar musicalização infantil em casa: a importância dos pais no aprendizado musical

A musicalização infantil é uma jornada de grande importância no desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos, mas você sabia que a participação dos pais é fundamental nesse processo? Nesse post, vamos falar sobre como ensinar musicalização infantil em casa!

Além de encorajar os filhos a descobrirem e aperfeiçoarem o seu talento artístico, a presença dos pais nas aulas de música e na prática diária fortalece os laços e contribui para uma formação mais completa e enriquecedora.

Dito isso, vamos detalhar como ensinar musicalização infantil em casa pode contribuir para a consolidação dos aprendizados obtidos em sala de aula. Vamos nessa?!

Como ensinar musicalização infantil em casa? Conheça o Suzuki Early Childhood Education

Antes de entender como ensinar musicalização infantil em casa, é preciso conhecer o maior programa de musicalização infantil da história: criado pela americana Dorothy Jones, o Suzuki Early Childhood Education (SECE) é uma abordagem educacional sistemática e lúdica que visa desenvolver a sensibilidade, expressão e percepção musical em crianças.

Com sólidas comprovações científicas e uma série de atividades para bebês e recém nascidos, o programa de musicalização infantil da metodologia Suzuki oferece o que há de melhor nos efeitos da música no cérebro: desde o exercício do ouvido musical até a capacidade de socialização na infância, as crianças constroem a base para futuros aprendizados e apreciam a música em toda sua riqueza e diversidade.

“Se as crianças ouvem boa música desde o dia em que nascem e aprendem a tocá-la, elas desenvolvem sensibilidade, disciplina e resistência. Eles ganham um lindo coração.”

 Dr. Shinichi Suzuki, criador do método Suzuki de ensino musical na infância

Dito isso, confira abaixo esse pequeno resumo do que torna o SECE tão poderoso na musicalização de recém nascidos e bebês de até 3 anos:

  • Abordagem lúdica – utilizando jogos e brincadeiras para tornar o aprendizado musical divertido e envolvente, o SECE cumpre com sucesso um dos objetivos centrais da Filosofia Suzuki: trazer leveza e naturalidade ao processo de descoberta e aperfeiçoamento do talento musical.
  • Estímulo à criatividade – encorajando a expressão livre e criativa, as aulas de musicalização infantil incentivam a improvisação e a composição como elementos fundamentais na criatividade e autoconfiança (já dizia Shinichi Suzuki que “uma obra de arte é a expressão da personalidade, sensibilidade e habilidade de um ser humano”).
  • Desenvolvimento da percepção musical – aproveitando a elevada neuroplasticidade nos primeiros anos de vida, a musicalização infantil proporciona uma capacidade avançada de reconhecer ritmos, notas, timbres e entonação: habilidade que servirá de base para o aprendizado espontâneo dos instrumentos musicais.

Integração social – o trabalho em equipe e a comunicação musical são talentos fundamentais para um bom músico, e não é à toa que a música de câmara e as dinâmicas coletivas da musicalização revertem em crianças mais comunicativas e sociáveis.

Como ensinar musicalização infantil em casa? A importância de reforçar as aulas de musicalização infantil

Compondo a estrutura do Triângulo Suzuki, a participação dos pais é importante dentro e fora da sala de aula: os momentos com a família são propícios para para reforçar os conhecimentos e aprimorar habilidades, e a seguir vamos apresentar dicas preciosas sobre como ensinar musicalização infantil em casa:

  • Crie um espaço musical – quando o assunto é saber como ensinar musicalização infantil em casa, a escolha de um bom ambiente de aprendizado deve ser o primeiro passo: um cantinho silencioso e confortável com instrumentos musicais e materiais de apoio é suficiente para incentivar a prática diária.
  • Chame o seu filho para ouvir música – uma das melhores atividades para aproximar pais e filhos é ouvir um pouco de música juntos: aproveite os momentos livres para soltar o som e apresentar o pequeno a diferentes estilos musicais. O repertório do seu filho agradece!

Traga a música para a rotina – não esqueça de reservar um tempo diário para atividades musicais solicitadas pelos professores Suzuki, garantindo a continuidade e o progresso dos aprendizados obtidos nas aulas coletivas e individuais.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para a compreensão de como ensinar musicalização infantil em casa: ao caminharem juntos nessa jornada, pais e filhos criarão laços musicais indeléveis, potencializando o crescimento artístico e emocional dos pequenos. Um abraço e até a próxima!

Contatos Rápidos

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Agende sua Aula Experimental

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Contatos Rápidos

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Agende sua Aula Experimental

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Contatos Rápidos

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Agende sua Aula Experimental

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Posts Relacionados

Curiosidades

Nunca é tarde para aprender

Tempo médio de leitura: 6 minutos A Idade Não Define Seu Potencial Durante muito tempo, acreditou-se que certas habilidades só poderiam ser adquiridas na infância ou juventude. No entanto, aprendizados significativos ocorrem em qualquer fase da vida. A ideia de

Leia Mais

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

        Ir para o WhasApp
        Escola de Música Suzuki
        Ficamos felizes que esteja aqui!
        Como podemos ajudar?