Como ensinar musicalização infantil em casa: a importância dos pais no aprendizado musical

A musicalização infantil é uma jornada de grande importância no desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos, mas você sabia que a participação dos pais é fundamental nesse processo? Nesse post, vamos falar sobre como ensinar musicalização infantil em casa!

Além de encorajar os filhos a descobrirem e aperfeiçoarem o seu talento artístico, a presença dos pais nas aulas de música e na prática diária fortalece os laços e contribui para uma formação mais completa e enriquecedora.

Dito isso, vamos detalhar como ensinar musicalização infantil em casa pode contribuir para a consolidação dos aprendizados obtidos em sala de aula. Vamos nessa?!

Como ensinar musicalização infantil em casa? Conheça o Suzuki Early Childhood Education

Antes de entender como ensinar musicalização infantil em casa, é preciso conhecer o maior programa de musicalização infantil da história: criado pela americana Dorothy Jones, o Suzuki Early Childhood Education (SECE) é uma abordagem educacional sistemática e lúdica que visa desenvolver a sensibilidade, expressão e percepção musical em crianças.

Com sólidas comprovações científicas e uma série de atividades para bebês e recém nascidos, o programa de musicalização infantil da metodologia Suzuki oferece o que há de melhor nos efeitos da música no cérebro: desde o exercício do ouvido musical até a capacidade de socialização na infância, as crianças constroem a base para futuros aprendizados e apreciam a música em toda sua riqueza e diversidade.

“Se as crianças ouvem boa música desde o dia em que nascem e aprendem a tocá-la, elas desenvolvem sensibilidade, disciplina e resistência. Eles ganham um lindo coração.”

Dr. Shinichi Suzuki, criador do método Suzuki de ensino musical na infância

Dito isso, confira abaixo esse pequeno resumo do que torna o SECE tão poderoso na musicalização de recém nascidos e bebês de até 3 anos:

• Abordagem lúdica – utilizando jogos e brincadeiras para tornar o aprendizado musical divertido e envolvente, o SECE cumpre com sucesso um dos objetivos centrais da Filosofia Suzuki: trazer leveza e naturalidade ao processo de descoberta e aperfeiçoamento do talento musical.
  • Estímulo à criatividade – encorajando a expressão livre e criativa, as aulas de musicalização infantil incentivam a improvisação e a composição como elementos fundamentais na criatividade e autoconfiança (já dizia Shinichi Suzuki que “uma obra de arte é a expressão da personalidade, sensibilidade e habilidade de um ser humano”).
  • Desenvolvimento da percepção musical – aproveitando a elevada neuroplasticidade nos primeiros anos de vida, a musicalização infantil proporciona uma capacidade avançada de reconhecer ritmos, notas, timbres e entonação: habilidade que servirá de base para o aprendizado espontâneo dos instrumentos musicais.

Integração social – o trabalho em equipe e a comunicação musical são talentos fundamentais para um bom músico, e não é à toa que a música de câmara e as dinâmicas coletivas da musicalização revertem em crianças mais comunicativas e sociáveis.

Como ensinar musicalização infantil em casa? A importância de reforçar as aulas de musicalização infantil

Compondo a estrutura do Triângulo Suzuki, a participação dos pais é importante dentro e fora da sala de aula: os momentos com a família são propícios para para reforçar os conhecimentos e aprimorar habilidades, e a seguir vamos apresentar dicas preciosas sobre como ensinar musicalização infantil em casa:

• Crie um espaço musical – quando o assunto é saber como ensinar musicalização infantil em casa, a escolha de um bom ambiente de aprendizado deve ser o primeiro passo: um cantinho silencioso e confortável com instrumentos musicais e materiais de apoio é suficiente para incentivar a prática diária.
  • Chame o seu filho para ouvir música – uma das melhores atividades para aproximar pais e filhos é ouvir um pouco de música juntos: aproveite os momentos livres para soltar o som e apresentar o pequeno a diferentes estilos musicais. O repertório do seu filho agradece!

Traga a música para a rotina – não esqueça de reservar um tempo diário para atividades musicais solicitadas pelos professores Suzuki, garantindo a continuidade e o progresso dos aprendizados obtidos nas aulas coletivas e individuais.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para a compreensão de como ensinar musicalização infantil em casa: ao caminharem juntos nessa jornada, pais e filhos criarão laços musicais indeléveis, potencializando o crescimento artístico e emocional dos pequenos. Um abraço e até a próxima!