Blog

Como aprender a tocar de ouvido em 5 passos (e de que forma o método Suzuki pode ajudar!)

Você já se perguntou como aprender a tocar o seu instrumento favorito de ouvido, sem depender de partituras ou cifras?

Dominar essa habilidade pode parecer desafiador, mas está longe de ser impossível com o método Suzuki:

A seguir, adentraremos em como aprender a tocar de ouvido em 5 passos simples.

Destacando a influência e os benefícios do método Suzuki no seu aprendizado musical.

Como aprender a tocar de ouvido? Conheça os 5 passos

Antes de desvendar como aprender a tocar de ouvido, é preciso entender que a habilidade de reproduzir músicas e melodias sem depender de partituras ou cifras envolve o reconhecimento auditivo de notas, ritmos e acordes.

Essa capacidade requer o desenvolvimento da percepção musical, incluindo a identificação de intervalos, escalas e progressões de acordes – tocar de ouvido permite uma expressão mais livre e criativa durante a performance, e não é à toa que os seus benefícios são diversos:

Desenvolvimento da audição musical:Tocar de ouvido melhora a percepção auditiva, facilitando reconhecer melodias, harmonias e ritmos, e automatizando a  leitura musical.

Tocar de ouvido melhora a percepção auditiva, facilitando reconhecer melodias, harmonias e ritmos, e automatizando a leitura musical.

Independência de partituras: Tocar de ouvido liberta o músico da necessidade constante de partituras ou cifras, proporcionando maior liberdade e flexibilidade durante a execução musical.

Estímulo à criatividade e improvisação: tocar de ouvido estimula a criatividade, facilita a improvisação e permite uma expressão musical mais autêntica e espontânea, ajudando consideravelmente na composição de novos repertórios.

E agora que temos em mente a importância dessa habilidade, vamos descobrir como aprender a tocar de ouvido em 5 passos:

1- Como aprender a tocar de ouvido? Desenvolvendo a capacidade auditiva

Desenvolver o ouvido musical é o primeiro passo quando o assunto é como aprender a tocar de ouvido: ao mergulhar em uma variedade de estilos musicais, você expande o seu repertório auditivo e melhora a capacidade de discernir diferentes elementos musicais, como harmonias, ritmos e timbres. 

Através do Suzuki Early Childhood Education (SECE), programa de musicalização infantil do método Suzuki, a criança aprende, desde o nascimento, a identificar instrumentos individuais em uma composição, desenvolvendo o ouvido musical necessário para aprender um instrumento.

2- Como aprender a tocar de ouvido? Cantar e reproduzir melodias

A prática do canto é fundamental no processo de aprender a tocar de ouvido. Utilize sílabas como “do, re, mi” ou solfejo para associar sons às notas musicais. Experimente reproduzir melodias no seu instrumento, começando com peças simples e progredindo gradualmente para composições mais complexas.

Além das práticas em casa, uma boa aula de canto através da metodologia Suzuki ajuda a desenvolver a memória auditiva e a familiaridade com a estrutura de cada composição!

3- Como aprender a tocar de ouvido? A importância da prática constante 

Comece com músicas simples, ouvindo atentamente e tentando identificar as notas e acordes utilizados. A dica é concentrar-se em ouvir as relações entre os diferentes elementos musicais e reproduzi-los no seu instrumento.

Além disso, pratique identificar acordes e progressões: com o tempo e a prática, você desenvolverá uma habilidade mais aguçada para tocar de ouvido e improvisar livremente (já dizia Shinichi Suzuki: “Pratique com a mesma frequência que você toma café da manhã”).

4- A importância de transcrever músicas

A transcrição de músicas ou solos é uma maneira eficaz de aprimorar o ouvido e a compreensão da teoria musical. Ao escrever a música ou as tablaturas, você aprofunda sua compreensão dos padrões e estruturas das composições.

Esse processo ajuda a internalizar conceitos como intervalos, escalas e progressões de acordes: a transcrição também desenvolve habilidades de notação e treina a memória musical, tornando-o mais apto a aprender novas músicas de ouvido.

5- Optando pelo melhor método de ensino

Entre os métodos de ensino-aprendizagem mais recomendados, a Filosofia Suzuki se destaca por ensinar até mesmo os instrumentos musicais mais complexos ainda na primeira infância: com enfoque na prática de ouvido, o método desenvolve a inteligência musical de forma lúdica e atrativa para os pequenos.

Agora que você já sabe como aprender a tocar de ouvido e qual a importância da metodologia Suzuki nesse processo, conheça a Escola Suzuki: um dos grandes representantes do método no Brasil. Clique no link e saiba mais!

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!