Como desenvolver o talento musical do seu filho com o método Suzuki? Um guia para pais e crianças!

Se você sonha em ajudar o seu filho a se tornar um músico de excelência, é provável já ter ouvido que o talento musical é privilégio exclusivo de quem já nasceu com esse dom. Mas seria isso, de fato, verdade?

A resposta é um sonoro e expressivo não: da mesma forma que ninguém nasce sabendo ler ou andar de bicicleta, aprender a tocar o seu instrumento preferido é uma jornada que leva tempo, esforço e dedicação, mas está longe de ser uma meta inatingível.

Então se você tem o sonho de ver o seu filho arrasando nos palcos e emocionando plateias, esse post vai te mostrar que – com o método apropriado! – o talento musical pode ser desenvolvido por qualquer criança.

4 motivos para estimular (o quanto antes!) o talento musical do seu filho

Independente das habilidades prévias, nenhum conhecimento ou técnica musical pode ser considerado inatingível: com a metodologia correta, professores de qualidade e aquela boa dose de motivação, qualquer indivíduo é capaz de desenvolver o seu talento musical a longo prazo.

Isso vale principalmente para as crianças pequenas, e olha que interessante: você já observou que a maioria dos grandes músicos da atualidade começaram os seus estudos nos primeiros anos de vida?!

O motivo certamente não é o acaso, e a seguir vamos te mostrar os 4 principais motivos que tornam a infância o momento perfeito para estimular o talento musical do seu filho:

1. Sensibilidade musical: desde o nascimento, as crianças já possuem uma sensibilidade musical natural, que pode ser desenvolvida e aprimorada visando desenvolver o talento musical.

Antes mesmo de aprenderem a falar, os pequenos já reconhecem, processam e assimilam melodias e ritmos, e não é à toa que a musicalização infantil até os 3 anos serve de base na hora de escolher um instrumento para se aprimorar ao longo da infância.

1. Aprendizado precoce é mais eficiente: o cérebro humano tem maior neuroplasticidade na infância, e isso explica a elevada capacidade de hiperfoco, memorização e aprendizado intuitivo dos pequenos.

Por isso, essa é a resposta se você não sabe qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento: quanto antes o seu filho começar, mais rápida e eficiente será a sua evolução!

1. Benefícios cognitivos: estudos mostram que o aprendizado musical na infância tem um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo, especialmente nas áreas de linguagem, memória, atenção e habilidades motoras.

Além de ser um dos raros estímulos capazes de ativar os mais diversos circuitos neurais simultaneamente, os efeitos da música no cérebro podem ser decisivos até mesmo no desempenho escolar e na carreira profissional.

1. Aprendizado lúdico: crianças aprendem melhor quando envolvidas em atividades lúdicas e desafiadoras, e a música oferece uma oportunidade de unir lazer e estudo a partir dos momentos de experimentação, descoberta e prática da criatividade infantil.

E mais: a partir do ensino coletivo de instrumentos musicais, um dos pilares mais importantes da Filosofia Suzuki é tornar o aprendizado leve, fluido e divertido, onde os pequenos aprendem a trabalhar em equipe, ajudar o próximo e desenvolver habilidades de comunicação.

Desenvolvendo o talento musical com o método Suzuki

Um dos mais internacionalmente reverenciados métodos de ensino-aprendizagem, a metodologia Suzuki enfatiza a importância do ambiente e da motivação no desenvolvimento do talento musical, incentivando desde cedo a autoconfiança, o amor pela música e a vontade de aprender cada vez mais.

Baseando-se no aprendizado por repetição e na prática colaborativa entre alunos, professores e pais, o método criado por Shinichi Suzuki permite alcançar elevados níveis de habilidade musical, construindo um senso de disciplina e dedicação que irá beneficiá-las ao longo de suas vidas.

Com ênfase na formação integral dos pequenos, o método Suzuki se destaca pelo incentivo ao talento musical nos primeiros anos de vida, mas também por desenvolver a disciplina, a educação e a construção de valores para toda a vida. Saiba mais sobre a Filosofia Suzuki clicando no link!