Como estudar música do zero em equipe? Confira os mitos e verdades sobre o ensino coletivo

Se alguma vez você já pesquisou como estudar música do zero, é provável que a seguinte pergunta já tenha passado na sua mente: qual das duas modalidades seria mais eficaz, as aulas individuais ou coletivas?

Seja o seu objetivo aprender ou ensinar o seu filho a tocar um instrumento, desvendar os mitos e verdades sobre o ensino coletivo pode fazer toda a diferença na escolha da estratégia que mais se adequa à sua necessidade, e é sobre isso que falaremos nesse post.

Dito isso, prepare o papel e a caneta, pois apresentaremos a seguir informações valiosas para quem deseja saber como estudar música do zero em equipe. Seriam as aulas coletivas, de fato, válidas? Siga em frente para descobrir!

Como estudar música do zero na infância? 9 recomendações para pais e responsáveis

Antes de descobrir como estudar música do zero nas aulas coletivas, é preciso entender os requisitos para que o seu filho aprenda um instrumento musical de maneira mais confortável, simples e divertida.

As recomendações a seguir têm como base os princípios do educador japonês Shinichi Suzuki (1898-1998), que mudou a história da música ao criar o mais respeitado método de ensino musical para crianças e adolescentes. Confira:

1. Como estudar música do zero? A importância de iniciar cedo: um dos princípios da metodologia Suzuki é que o aprendizado musical se inicie o quanto antes, visando aproveitar a plasticidade do cérebro infantil na construção do talento musical.

Através do programa de musicalização infantil, esse método permite que o seu filho inicie a formação de sinapses neurais a partir do 6º mês pré-natal, com o desenvolvimento da audição.

1. Como estudar música do zero? Entenda a escolha do instrumento: com a ajuda dos professores Suzuki, escolher um instrumento musical nos primeiros anos de vida está longe de ser uma tarefa impossível.

Através da análise de comportamento e das atividades de iniciação musical, esses profissionais, credenciados pela Suzuki Association of the Americas, podem te ajudar a tomar tal decisão identificando as principais inclinações do seu filho.

1. Participe do processo: e por último (mas não menos importante!), a importância dos pais nessa jornada não poderia ficar de fora da Filosofia Suzuki.

Seja através da presença nas aulas coletivas ou integrando a prática musical ao ambiente doméstico, o envolvimento ativo dos pais é a principal fonte de confiança e motivação para os pequenos, associando a música às suas maiores memórias afetivas.

Como estudar música do zero em equipe? Mitos e verdades sobre as aulas coletivas

Agora que você já sabe como estudar música do zero, chegou o momento de desmistificar alguns dos principais equívocos que permeiam a visão do senso comum acerca da modalidade de aulas coletivas:

“As aulas coletivas são menos eficientes que as individuais”

Embora o caráter individualizado das aulas individuais leve muitos a pensarem que a abordagem coletiva perde em qualidade, essa crença está longe de ser verdadeira no método Suzuki, onde as crianças aprendem umas com as outras e com os seus pais, contando com a mediação técnica e social dos professores especializados.

“A competição em aulas coletivas é desmotivadora”

Seja nas atividades em grupo, na simulação de concertos ou na música de câmara, a criança percebe a evolução dos seus colegas não só como fonte de aprendizado, mas também como fonte de motivação, estimulando o interesse e potencializando o seu desempenho.

“Não há espaço para a individualidade nas aulas em grupo”

Ao conhecer a sua própria influência no ambiente coletivo, as crianças reforçam a confiança na sua personalidade como elemento de transformação, visando um mundo mais alinhado aos seus valores humanos: no método Suzuki, isso é possível graças ao ambiente de acolhimento, socialização e respeito entre os alunos, professores e famílias.

“Aulas coletivas são apenas para iniciantes”

Aulas coletivas são valiosas em todos os níveis. Alunos avançados se beneficiam da troca de experiências e da oportunidade de explorar novas perspectivas musicais, contribuindo para o seu desenvolvimento contínuo.

Agora que você já sabe como estudar música do zero através das aulas coletivas, esperamos que as informações acima te ajudem a escolher a melhor abordagem para o desenvolvimento do seu filho na música. Clique no link para mais informações sobre o ensino coletivo de instrumentos musicais.