Como incentivar meu filho a falar? Descubra como a música será sua aliada!

“Como incentivar meu filho a falar?”. Se você já se fez essa pergunta, a resposta pode estar mais perto do que você imagina: música!

Isso mesmo: com múltiplos benefícios comprovados pela neurociência, o hábito de ouvir e – principalmente! – aprender música pode turbinar a aquisição da linguagem e o desenvolvimento da fala.

Então se a sua dúvida é “como incentivar o meu filho a falar?”, abordaremos a seguir como a música pode se tornar sua aliada no estímulo à fala e na comunicação com os seus filhos. Confira!

Como incentivar meu filho a falar?

Se a dúvida é “como incentivar meu filho a falar”, nada mais compreensível: desempenhando um papel fundamental no desempenho escolar, comunicação e socialização na infância, incentivar o desenvolvimento da fala é uma preocupação fundamental para pais e cuidadores.
Então se o seu objetivo é potencializar um dos mais importantes marcos do desenvolvimento infantil, vamos mostrar de que maneiras a música pode ser a sua aliada nesse processo:

1. Como incentivar meu filho a falar? A música como estímulo sensorial

Você sabe como incentivar seu filho a falar através da música? Pois saiba que a variedade de tons, ritmos e padrões sonoros oferece um terreno fértil não só para o ouvido musical, mas também para a capacidade auditiva como um todo!

Isso porque, quando expostas a diferentes instrumentos e vozes através da musicalização infantil, os ouvidos infantis se adaptam, tornando-se mais hábeis na discriminação de sons sutis. Isso é fundamental na compreensão e na produção da linguagem através da articulação de sons.

1. Como incentivar meu filho a falar? O papel da memória musical

Além das canções que incorporam a repetição natural, o aprendizado lúdico e repetitivo dos instrumentos musicais através da Filosofia Suzuki torna as aulas de música infantil um verdadeiro aliado na formação das estruturas linguísticas básicas.

Quando a criança consegue se lembrar de palavras, ela está no caminho certo para começar a usá-las a partir da internalização do que se ouve e canta (mais que isso: você sabia que um dos efeitos da música no cérebro é o fortalecimento das sinapses responsáveis pelo aprendizado, memorização e raciocínio lógico?!).

1. Traga a diversão para o aprendizado!

Conhecida como o “hormônio da felicidade”, é de se esperar que a dopamina esteja “à flor da pele” durante as práticas musicais na metodologia Suzuki: o ensino coletivo de instrumentos musicais transforma cada aula em uma verdadeira festa, tornando o aprendizado da fala uma experiência alegre e motivadora.

O uso da música como ferramenta de aprendizado torna o processo comunicativo menos intimidante e mais gratificante, e não há dúvidas: quando uma criança associa a fala à diversão, ela torna mais propensa a se envolver ativamente na comunicação verbal.

1. Ritmo e expressão

As noções de ritmo tornam a fala mais clara e expressiva a partir da ênfase a sílabas e fonemas: na medida que aprendem a seguir o ritmo das músicas, as crianças não só internalizam o ritmo das palavras, como também aprimoram habilidades de pronúncia e entonação fundamentais no exercício comunicativo.

1. Desenvolvimento social e emocional

Uma valiosa ferramenta no desenvolvimento da inteligência emocional e empatia, as aulas de canto e instrumentos musicais em grupo promovem benefícios que vão desde o compartilhamento e colaboração até a formação de novas amizades.

E mais: com a ajuda da música, crianças podem aprender a identificar e comunicar seus sentimentos através das letras e melodias das músicas, aprimorando um dos principais tipos de inteligência: o autoconhecimento e a autoexpressão!

Se a sua pergunta era “como incentivar o meu filho a falar?”, a música pode ser considerada uma aliada que estimula os sentidos, a memória, a diversão no aprendizado, o ritmo e a expressão.

Sem dúvidas, aprender música é verdadeiramente uma ferramenta mágica e poderosa no crescimento das crianças, e há mais de 30 anos a Escola de Música Suzuki tem feito a diferença no desenvolvimento infantil. Clique no link e conheça os nossos cursos!