Blog

Quanto tempo leva para aprender violoncelo? Saiba como turbinar os resultados com a Metodologia Suzuki

Alguma vez você já se perguntou quanto tempo leva para aprender violoncelo?

Sem dúvidas, essa é uma pergunta muito comum entre os iniciantes e interessados neste instrumento que vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo da música, e a resposta só poderia ser: depende.

Tendo em vista que se trata de um instrumento rico em nuances técnicas, é de se esperar que o violoncelo demande um tempo maior que o violão e a flauta doce, por exemplo. No entanto, o tempo necessário para aprendê-lo pode variar de pessoa para pessoa.

Mas e aí? É possível turbinar o aprendizado e acelerar o progresso neste instrumento?

E a resposta é sim: com a metodologia Suzuki, até as crianças pequenas podem dominar esse instrumento antes mesmo dos 6 anos de idade, destacando-se entre os maiores métodos de ensino pela capacidade de desenvolver o talento musical em um curto espaço de tempo.

Então sem mais delongas, siga com a gente para entender quanto tempo leva para aprender violoncelo e como potencializar a sua evolução usando o método Suzuki. Seja bem-vindo e aproveite a leitura!

Quanto tempo leva para aprender violoncelo?

Antes de entender quanto tempo leva para aprender violoncelo, é preciso ter em mente algumas de suas características básicas: pertencente a família de cordas friccionadas, o violoncelo produz um som grave e poderoso, cujas nuances e sutilezas do timbre são amplificadas pelo corpo de madeira.

Mais que isso: o instrumento queridinho da personagem Wandinha Addams é apoiado entre os joelhos do violoncelista sentado, destacando-se na orquestra, no rock e no jazz não só pela riqueza de harmônicos, mas também pelo grau de complexidade e expressividade das suas texturas sonoras.

E como se já não fosse incrível aprender a tocar um dos instrumentos mais expressivos e elegantes da música clássica, inúmeros benefícios são comprovadamente obtidos por quem decide trilhar essa jornada de aprendizado:

  • Desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina
  • Prática constante do ouvido musical, fortalecendo a capacidade de escuta e compreensão
  • Fortalecimento da capacidade de concentração, criatividade e expressão artística
  • Alívio do estresse e da ansiedade
  • Potencialização da memória muscular e consciência corporal
  • Socialização e trabalho em equipe
  • Desenvolvimento da autoestima, confiança e senso de realização pessoal

E embora não faltem motivos para se ingressar no caminho até se tornar um ótimo violoncelista, saber quanto tempo leva para aprender violoncelo não é uma dúvida comum por acaso: afinal, dominar esse instrumento é um processo gradativo e constante que tende a levar alguns anos.

No entanto, o tempo exato até se tornar um músico de primeira linha depende de muitos fatores: desde o nível de dedicação e esforço até o método de ensino, tudo pode contribuir para uma evolução mais rápida, fluida e dinâmica.

Quanto tempo leva para aprender violoncelo? Cuidado com os prazos…

Saber quanto tempo leva para aprender violoncelo é uma dúvida tanto para alunos iniciantes quanto avançados, mas será que estabelecer um prazo irá mesmo ajudar no seu desenvolvimento?

A resposta é um sonoro não, e aí vão os motivos:

  1. Aprendizado de longo prazo é diferente de aprendizado exaustivo – por trás da necessidade de saber quanto tempo leva para aprender violoncelo, muitos associam a ideia de um projeto de longo prazo com uma jornada de tédio, cansaço e expectativas frustradas. Essa associação, no entanto, está longe de ser verdadeira.

Prova disso é a fluidez, paixão e naturalidade com a qual crianças pequenas podem atingir a excelência musical: através da metodologia Suzuki, o talento musical em expansão e uma vontade cada vez maior de aprender formam o combo por trás dos grandiosos resultados em todo o mundo.

  1. A pressa é inimiga da perfeição – ter paciência com o próprio processo é fundamental na consolidação das bases para dominar técnicas avançadas: já a ansiedade em atingir resultados da noite para o dia pode te fazer pular etapas e atrapalhar a sua própria jornada.

E não é à toa que, na Filosofia Suzuki, o aprendizado paulatino e centrado nas necessidades de cada criança é fundamental para que, com a ajuda de um repertório estrategicamente pensado, todos consigam se impressionar com a própria evolução.

  1. Não existe prazo – lembre-se de que o aprendizado do violoncelo é um processo contínuo: mesmo os músicos mais experientes e habilidosos continuam aprendendo, aprimorando suas habilidades e se divertindo com o processo. O importante é ter disciplina, curtir a sua jornada e assistir a sua paixão pelo instrumento crescer quanto mais você se aprimora!

E aí, agora você entendeu quanto tempo leva para aprender violoncelo e por que essa não deve ser um motivo para dor de cabeça?
Então confira nosso artigo sobre como aprender violoncelo para mais dicas de como dominar um dos instrumentos mais encantadores da música clássica e popular.

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!