Você sempre ouve falar sobre essa metodologia, mas ainda não sabe como funciona o método Suzuki para violão?
Então está na hora de descobrir, não acha?
E aqui vai uma boa razão para isso: no fascinante mundo da música, o método criado pelo japonês Shinichi Suzuki é admirado pela sua eficácia na construção do talento musical infantil.
Desde o domínio de habilidades complexas até o desenvolvimento emocional, o que não faltam são benefícios de começar o aprendizado do violão a partir do Ensino Suzuki, e nesse post vamos te mostrar o motivo. Vem com a gente!
Método Suzuki para violão: por que aprender esse instrumento na infância?
Antes de falar sobre o método Suzuki para violão, saiba estamos falando de um dos mais populares instrumentos de corda:
Composto por um corpo de madeira, um braço e cordas de aço ou nylon, o violão possui desde acordes poderosos e vibrantes até notas suaves e delicadas, proporcionando uma sonoridade que encanta e envolve.
E quando o assunto são os benefícios da música na infância, ensinar o seu filho a tocar violão não é uma maneira de não só desenvolver as habilidades musicais, mas também ajudar a criança a encontrar uma fonte de alegria, autoconfiança e realização pessoal.
Então se o seu objetivo é aproveitar ao máximo esse poder do violão na infância, aí vão algumas dicas para nortear o seu filho nesse processo:
- Encontre uma boa escola – antes de matricular a criança em uma escola de música, certifique-se de que as aulas de música infantil possuem uma equipe capacitada e um boa metodologia de ensino: entre as mais conhecidas, o método Suzuki para violão se destaca no público infantil.
- Pratique, pratique, pratique – a prática regular é a chave para o aprendizado, e aproveitando o que foi falado sobre o Método Suzuki para violão, já dizia o seu criador, o filósofo Shinichi Suzuki (1898 – 1998), que é preciso “praticar com a mesma regularidade que tomamos café da manhã”.
Dito isso, inclua na rotina familiar ao menos 30 minutos diários para a criança revisar e aprimorar sua técnica: quando o objetivo é desenvolver o talento musical, nada mais eficaz que uma prática lúdica, disciplinada e de qualidade!
- Estimule a socialização – principalmente em se tratando de crianças, optar por uma escola que aplique o ensino coletivo de instrumentos musicais pode fazer toda a diferença no aprendizado do violão.
E esse é o motivo: além de contribuir para um aprendizado mais motivado, leve e acolhedor, a socialização permite que conhecimentos, técnicas e experiências sejam compartilhados, turbinando a produtividade das aulas em grupo.
Conheça o Método Suzuki para violão
Desenvolvido pelo violinista Shinichi Suzuki em sua jornada desde o pós 2ª Guerra Mundial, o método Suzuki para violão entende que a habilidade musical se desenvolve a partir da prática e da exposição aos estímulos necessários.
“O talento não é um acidente de nascimento”
Shinichi Suzuki (1898 – 1998)
Provando que o talento musical pode ser desenvolvido por toda criança, a metodologia Suzuki propõe o aprendizado a partir da audição e da imitação, de modo que as técnicas e expressões musicais são naturalmente assimiladas pelo cérebro infantil.
Mas para além da técnica instrumental, a filosofia Suzuki também se destaca no fortalecimento das virtudes que constituem a personalidade do músico: Mais que um caminho para dominar os instrumentos de corda, sopro e percussão, o método Suzuki se trata de desenvolver valores humanos que ficam para toda a vida, como dizia Shinichi Suzuki: “o objetivo da Música é desenvolver um belo coração”.
Agora que você já conhece o método Suzuki para violão, é hora de agendar a sua aula experimental na escola que – desde 1987 – vem transformando a vida de inúmeras famílias e crianças através do método de Shinichi Suzuki.
Quer saber mais? Então conheça os nossos cursos e descubra como a Escola de Música Suzuki pode ajudar o seu filho nessa admirável jornada rumo à excelência musical.