Blog

Como aprender música do zero? Crianças e adolescentes também podem aprender com a Filosofia Suzuki!

Alguma vez você já se perguntou como aprender música do zero?

Pois saiba que essa é uma dúvida comum para quem deseja aprender um instrumento ou até mesmo desenvolver o canto: além de ser um hobby divertido que desenvolve o intelecto e a disciplina, arrasar nos palcos e orquestras com certeza é o sonho de muita gente!

Dito isso, chegou a hora de descobrir como aprender música do zero conforme a Metodologia Suzuki, sistema de ensino japonês que, desde o século XX, vem provando que o talento musical está longe de ser um privilégio daqueles com o “dom”. Continue a leitura para saber mais!

Como aprender música do zero? É possível?

No processo de descobrir como aprender música do zero, todas as dicas do mundo seriam ineficazes sem uma dose de autoestima e confiança no processo, principalmente perante as críticas com as quais muitos músicos iniciantes acabam lidando.

Então anota aí para nunca mais esquecer: o talento musical não é para poucos, e tampouco é preciso nascer com algum dom extraordinário para se tornar um músico de primeiríssima linha, sabe por quê?

Porque embora alguns de fato possam apresentar mais facilidade, aptidões como ritmo, percepção musical, coordenação motora e leitura de partituras são tão passíveis de serem desenvolvidas quanto a habilidade de ler, aprender uma arte marcial ou andar de bicicleta.

Em outras palavras, o esforço, a persistência e uma boa metodologia são palavras-chave quando o intuito é se tornar um bom músico, e aí vão algumas dicas para te ajudar nessa jornada:

  • Escolher um instrumento é o primeiro passo: para definir exatamente qual será o objetivo de seus estudos, comece avaliando os principais representantes dos instrumentos de corda, sopro e percussão, incluindo as suas principais características, particularidades e músicos que podem servir de inspiração caso se sinta desmotivado.

E se o intuito é fazer a escolha ideal para o seu filho, as aulas de musicalização infantil e aulas experimentais podem te ajudar na avaliação das inclinações, preferências e potencialidades de cada criança, fundamentando a escolha com a ajuda de referências no assunto.

  • Treine o seu ouvido musical: tão importante quanto aprender a leitura de partituras é praticar a percepção dos elementos sonoros por meio da escuta, uma habilidade que trará mais independência e tornará o seu aprendizado cada vez mais leve, fluido e prazeroso (tanto o ouvido relativo quanto o ouvido absoluto devem ser trabalhados através de muita prática!)
  • Não procrastine: por mais que seja um aprendizado disponível para todas as idades, o talento musical tende a ser assimilado com mais facilidade quanto mais cedo nos prontificamos a aprender.

Isso vale para quem possui uma criança pequena e não sabe qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento: quanto mais jovens somos, maior é a nossa capacidade de estabelecer conexões cerebrais via neuroplasticidade (em outras palavras, é o famoso “quanto antes, melhor!”).

  • Não subestime as aulas de música: além do acompanhamento por especialistas na área, contar com uma metodologia de ensino com eficácia comprovada é, com certeza, a melhor opção para quem busca um progresso mais assertivo e não tem tempo a perder.

Na dúvida, você pode – e deve! – buscar uma aula experimental que lhe permita avaliar a proposta e a eficácia da escola de música.

Como aprender música do zero com a Filosofia Suzuki?

Na maioria das vezes que você pesquisar sobre como aprender música do zero, vai se deparar com o nome do japonês Shinichi Suzuki e seu método de ensino que, no século XX, deixou o mundo de queixo caído ao transformar o talento musical num aprendizado tão lúdico, natural e democrático quanto o aprendizado do próprio idioma na infância.

E é por trás dos inúmeros resultados com crianças de todo o planeta que a Metodologia Suzuki se destaca ao articular os exercícios de escuta, experimentação e repetição como ferramenta de aprendizado partindo do desenvolvimento sensorial.

“Tão fácil e rapidamente como as crianças aprendem a língua materna, podem aprender música ou outras áreas de estudo sem esforço” – Dr. Shinichi Suzuki

E apesar de ter os pequenos como público principal, adolescentes e adultos não ficam de fora da Filosofia Suzuki: assim como nunca é cedo demais para aprender a tocar o violino, o violoncelo, o piano ou a flauta, com certeza nunca é tarde para correr atrás do sonho de atingir a excelência no seu instrumento preferido!

Chegamos ao final do post e esperamos que você tenha entendido como aprender música do zero e o que torna essa meta 100% possível.

E aí? Quer ficar por dentro de mais dicas para músicos iniciantes? Então clique no link e leia o que preparamos para você sobre por onde começar a estudar música. Não perca!

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!